19.11.10

TIM promove festival de cinema italiano que percorrerá quatro capitais brasileiras

Pelo sexto ano consecutivo, a TIM promove o festival Venezia Cinema Italiano e marca a programação cultural de quatro capitais: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Durante a mostra, serão exibidos seis longas-metragens italianos, incluindo a produção de 1974, do diretor Dino Risi, Profumo di Donna (Perfume de Mulher), que recebeu indicações ao Oscar do ano de 1975 de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro adaptado.

A possibilidade de assistir a filmes selecionados para um dos mais relevantes festivais de cinema do mundo faz o Venezia Cinema Italiano se firmar no calendário da classe cinematográfica e do grande público. O fortalecimento da mostra chama a atenção para a importância do cinema italiano contemporâneo, que vem colhendo elogios da crítica internacional.

“A atuação da TIM é marcada por importantes investimentos na área cultural. Trazer para o Brasil obras do cinema contemporâneo pelo sexto ano consecutivo, como as exibidas no Festival de Veneza, reiteram este compromisso com o público brasileiro e os nossos clientes”, destaca Flavia Miguez, gerente de Corporate Identity da TIM Brasil.

Em Curitiba, os filmes serão apresentados no Cineplex Batel, de 17 a 22 de Novembro. Em São Paulo, de 22 a 27 de novembro no Cine Livraria Cultura e de 25 a 28 de novembro na Cinemateca Brasileira de São Paulo. O Rio de Janeiro recebe a mostra no Cine Odeon, entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. Brasília encerra o circuito, apresentando as películas no Cine Brasília, entre os dias 2 e 7 de dezembro.

“As obras selecionadas oferecem um panorama da produção cinematográfica italiana contemporânea: ao lado de nomes já consagrados, como Emidio Greco, Carlo Mazzacurati, Pasquale Scimeca e John Turturro, figura também Ascanio Celestini, em sua terceira experiência como diretor, atividade à qual ele une a de ator teatral, escritor e dramaturgo. Neste ano à resenha foi adicionado um elemento particularmente interessante: a película “Profumo di Donna” (1974), di Dino Risi, apresentada na mostra de Veneza, em versão restaurada da obra, pela ‘Cineteca Nazionale’”, diz o Embaixador da Itália do Brasil, Gherardo LaFrancesca.

Idealizado pela Embaixada da Itália em Brasília em parceria com a Bienal de Veneza, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e dos Consulados Italianos em São Paulo e Curitiba.

Filmes
- LA PASSIONE, Italia 2010 - 105’- di Carlo Mazzacurati
- LA PECORA NERA, Italia 2010 - 93’di Ascanio Celestini
- I MALAVOGLIA, Italia 2010 – 94’ – di Pasquale Scimeca
- PROFUMO DI DONNA, Italia 1974 – 102’- di Dino Risi
- NOTIZIE DEGLI SCAVI, Italia 2010 - 89' - di Emidio Greco
- PASSIONE, Italia 2010 - 95' - John Turturro

Programação de São Paulo

Cine Livraria Cultura – Av. Paulista 2073 Conjunto Nacional
- 22 de novembro, 19h, La Passione
- 23 de novembro, 19h, La pecora nera
- 24 de novembro, 19h, I Malavoglia
- 25 de novembro, 19h, Profumo di donna
- 26 de novembro, 19h, Notizie degli scavi
- 27 de novembro, 19h, Passione

Cinemateca Brasileira de São Paulo - Largo Sen. Raul Cardoso
- 25 de novembro, 18h La Passione, 20h La Pecora nera
- 26 de novembro, 20h I Malavoglia
- 27 de novembro, 18h30 Profumo di Donna, 20h30 Notizie degli scavi
- 28 de novembro, 16h Notizie degli scavi, 18h Passione

No comments: