19.11.10

Exposição sobre HQs pode ser vista em estações da CPTM em São Paulo


As estações da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) de São Paulo vão receber a partir deste mês uma exposição sobre a trajetória dos quadrinhos nacionais e internacionais. Com início hoje, 19 de novembro, na estação Julio Prestes, Linha 8 (Diamante), a exposição “A História das Histórias em Quadrinhos”, realizada pela Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), apresenta alguns personagens e séries antigas que marcaram crianças e jovens e continuam queridos entre colecionadores e fãs.

Na exposição, o curador Álvaro Moyá relaciona a produção artística de todas as HQs ao contexto histórico que originou sua criação e caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho. Também aponta a expansão comercial que os quadrinhos obtiveram ao longo do tempo e fez com que, de tiras de jornais, se transformassem em revistas próprias e em muitas outras mercadorias.

Além da estação Julio Prestes, a mostra poderá ser vista, em datas a serem definidas, pelos passageiros das estações José Bonifácio, Linha 11 (Coral) e Itaim, Linha 12 (Safira). A exposição é produzida pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) e realizada em parceria com a ACAM Portinari.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 502 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

ACAM Portinari
A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tatuí, Amparo, Tupã, Campos do Jordão e Taubaté e Guaratinguetá. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org.

Serviço
“História das Histórias em Quadrinhos”
Período: de 19/11 a 8/12/2010
Local: Estação Julio Prestes (Praça Julio Prestes, nº 148 – Bom Retiro – São Paulo)
Horário: das 4h à meia noite
Entrada: R$ 2,65

No comments: