7.2.11

Santa Clara e Som Livre se unem em novo modelo de negócio e lançam o Movimento Escute



Divulgação do mais completo serviço de música digital do Brasil tem estratégia diferenciada de comunicação, que inclui ações interativas na internet e veiculação de peças publicitárias em várias mídias

A Santa Clara criou uma estratégia diferenciada de comunicação para divulgar o lançamento do Escute, serviço de música digital da Som Livre criado para ser a melhor experiência no Brasil de consumo de música através da internet e do celular. O novo produto da maior empresa nacional do mercado fonográfico será apresentado ao público por meio do Movimento Escute, iniciativa criada pela agência de publicidade que engloba, entre outras atividades, shows interativos na internet de cantores ou bandas como Gilberto Gil, Capital Inicial, Pitty, Restart e Luan Santana, cuja divulgação ocorrerá em diversas plataformas de mídia.



Com o slogan “O som é livre”, o Movimento Escute disponibilizará todo o acervo musical – nacional e internacional – que várias gravadoras têm direito de comercialização no Brasil para download e streaming, tudo em um mesmo local e por diferentes modelos de assinatura, com preços acessíveis (confira tabela abaixo). O Movimento Escute quer mostrar que a maneira mais fácil de se baixar músicas não é mais ilegalmente, com pirataria, ou com altos preços. A campanha publicitária (veja ficha técnica abaixo) envolve uma estratégia multiplataforma de comunicação cujo planejamento foi desenvolvido com o objetivo de transformar o Escute em um dos mais importantes hits da web e no maior serviço de música digital do Brasil.

São 13 comerciais para televisão, sendo três teasers, cinco divulgando o Manifesto Escute e outros cinco convidando o público a assistir aos shows interativos na internet. A produção ficou a cargo da Fazenda by MovieArt, com direção de cena de Luiz Gustavo Dias, o Luigi. A produção de som é assinada pela Cabaret. A veiculação prevista é na Rede Globo, em TV aberta, e em canais do Sistema Globosat, na TV por assinatura. Para a mídia impressa a Santa Clara criou 10 anúncios. Estão previstas peças de quatro páginas sequenciais nas revistas Veja e Época e inserções de página simples em títulos como Veja, Época, Rolling Stone, Caras e Tititi, entre outros títulos. Já as emissoras do Sistema Globo de Rádio veicularão os spots, enquanto o portal Globo.com receberá as ações digitais.

A agência criou algumas ações especiais com blogueiros, formadores de opinião, para divulgar o feature “O Som Dessa Notícia”. Trata-se de uma ferramenta pela qual os usuários poderão escolher músicas para ser trilhas musicais para as notícias que eles estejam lendo no portal Globo.com. Eles também poderão enviar para seus amigos as notícias com as trilhas sonoras selecionadas.



Novo modelo de negócio
A Som Livre, responsável pelo Escute - a maior experiência de consumo de música digital do país -, e a agência Santa Clara, contratada para desenvolver a campanha do projeto, estabeleceram um modelo de negócio diferenciado e contemporâneo, em linha com os modelos de profit-sharing existentes fora do Brasil.

“Muito mais do que fornecedor, a Santa Clara é uma espécie de sócia da Som Livre no empreendimento. Desta forma, a Santa Clara ganhará participação nos lucros, firmando um acordo entre cliente e agência até então inédito para ambas as partes, diz Ulisses Zamboni, sócio e diretor de planejamento da Santa Clara.

Segundo Carlos André Eyer, sócio e diretor de criação da agência, “a inovação deveria ir muito além das idéias criativas, deve se estender por todo o negócio, influenciando inclusive a relação cliente-agência, obviamente respeitando as regras do mercado”. O projeto tem início previsto para 6 de fevereiro.

Música legal
O Escute é um serviço que fornecerá todo o conteúdo musical disponível digitalmente no país, ou seja, mais de 3 milhões de músicas que o usuário poderá ouvir ou baixar de maneira legal, barata e com a qualidade que somente o provedor original da canção pode oferecer. Seu layout e programação foram elaborados de forma que possa ser acessado de qualquer computador e aparelho de celular com a mesma facilidade e funcionalidade. Com o apoio do mercado fonográfico (Universal, Sony Music,Ubem, entre outras gravadoras), a Som Livre é a responsável pelo projeto que reúne em um só espaço todas as canções para serem ouvidas onde, quando e como o usuário quiser. Se para muitos a maneira mais fácil de baixar músicas ainda é ilegalmente ou a altos preços, o Escute quebra este paradigma.

O assinante pode fazer download das músicas e ouvi-las em streaming, seja comprando faixas avulsas ou optando por um dos quatro planos: acesso ilimitado, escolha por gênero, por artista ou somente streaming, pagando no máximo R$14,99 mensais (no plano ilimitado). Além de destacar os lançamentos e fornecer todo o conteúdo dos clássicos ao rock, o usuário receberá sugestões de músicas e terá o seu Escute personalizado, onde poderá criar playlists organizando-as por temas e até por humor. Outras funcionalidades permitem a interação entre os assinantes, como o acesso a playlists de famosos, visualização das listas de outros usuários e das mais ouvidas e seleções criadas para datas comemorativas (Natal, Dia das mães, Páscoa, etc.). Para marcar o lançamento, serão realizados shows interativos onde o artista convidado tocará o repertório escolhido pelos fãs em tempo real.

Apesar da grande quantidade de músicas disponíveis no mundo virtual, uma das maiores dificuldades hoje é baixá-las de maneira legal. Além de não existir uma plataforma única e de simples acesso, principalmente para celulares, as taxas ainda são altas. É preciso procurar por diversos sites diferentes as faixas desejadas, que muitas vezes vêm acompanhadas por vírus. O Escute supre esta necessidade, consolidando em um único local toda a informação e conteúdo de forma segura e prática, e com aplicativos para smartphone e iPhone que permitem que o usuário acesse suas playlists mesmo sem estar conectado à internet. Outro grande diferencial é que o custo pode ser incluído na fatura do celular, sendo os primeiros seis meses somente para clientes TIM.

Com este projeto, a Som Livre se firma definitivamente no universo digital, e ao possibilitar que o usuário consuma música por um preço baixo e legalmente, o Escute surge como um importante passo no combate à pirataria.

FICHA TÉCNICA – CAMPANHA
Agência: Santa Clara
Anunciante: Som Livre
Produto: Escute
Criação: Fernando Campos, Raphael Quatrocci, Ronaldo Tavares e Rodrigo Zannin
Direção de Criação: Fernando Campos, Carlos André Eyer e Murilo Lico
Interatividade: Rodrigo Zannin e Vinícius Melo
Atendimento: Janaína Luna, Thiago Iusim e Michele Sibille
RTV: Diego Villas Bôas e Thieny Prates
Mídia: Luciana Mariano, Leandro Otsuka e Patrícia Silva
Mídia Online: Daniela Pinho e Bruno Oliveira
Produtora: Fazenda by Movieart
Produção Executiva: Richard Piccoli
Direção de Cena: Luiz Gustavo Dias (Luigi)
Direção de Fotografia: Luigi
Direção de Arte: Luigi
Montador: Luigi
Direção Comercial da Produtora: Ze Mangini
Finalização: Diego Ferrandis
Produtora de Som: Cabaret
Maestro: Guilherme Azem
Produtor: Cayto Trivellato
Atendimento: Ingrid Lopes
Aprovação/Cliente: Luciana Paiva, Miguel Cariello e Luana Richter

Sobre a Santa Clara
A Santa Clara foi fundada em maio de 2006 e, em quatro anos de atuação, conta com clientes de peso em sua carteira como Procter&Gamble, Matte Leão, GVT, Neosaldina, Estrela, Café 3 Corações, Frisco, Dona Benta, Petybon e Qualicorp Seguros, além da Som Livre. A agência tem 60 funcionários e cinco sócios: Jaime Greene (Presidente), Ulisses Zamboni (Planejamento), Fernando Campos, Carlos André Eyer e Murilo Lico (Criação). As principais características da Santa Clara são o trabalho estratégico para as marcas (baseado na integração total entre planejamento e criação) e a neutralidade em mídia, o que significa que a agência é capaz de planejar qualquer ponto de contato entre marcas e seus consumidores, dos mais tradicionais, como televisão e revista, aos mais contemporâneos, como digital e guerrilha.

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