15.3.11

Como gerir marcas inovadoras?




Wolff Olins, uma das mais admiradas agências de branding do mundo, estará no Brasil para a abcDesign Conference, dia 11 de maio, para falar sobre como aliar estratégia, inovação, engajamento e comunicação de forma eficaz na gestão de marcas.

Inovar quando o assunto é marcas é a especialidade da agência Wolff Olins. Baseada em quatro alicerces – estratégia, inovação, engajamento e comunicação – a agência tem sido responsável por criar e reposicionar algumas das marcas com melhor desempenho e visibilidade dos últimos tempos, como Unilever, Tate Modern, Oi, Vivo, AOL., e Olimpíadas de 2012.



Dia 11 de maio, na abcDesign Conference, criativos brasileiros poderão conhecer com mais detalhes como a Wolff Olins cria, desenvolve e gere esses projetos que vêm obtendo resultados como lucratividade em apenas três meses, dois milhões de clientes no primeiro mês de vida da marca e inserção de cultura criativa dentro de uma organização.





Marina Willer, diretora geral de criação, e Karl Heiselman, CEO da Wolff Olins, serão os representantes da agência no evento que é realizado anualmente pela revista abcDesign e, em 2011, tem parceria com a ESPM.






Heiselman vai explicar o modelo de negócios da Wolff Olins e o relacionamento com os clientes, enquanto Willer vai compartilhar detalhes da criação dos projetos em que participou, como Tate Modern, (RED), Oi, Ambev e Anistia Internacional.

No site do http://abcdesign.com.br/conference/ estão disponíveis a descrição de alguns dos cases da Wolff Olins em português.



Sobre Marina Willer
Willer é brasileira, mas mora em Londres desde 1998. Logo depois da pós-graduação em Design Gráfico na Royal College of Arts, a mais conceituada universidade britânica na área, ela foi convidada a fazer parte da Wolff Olins, onde cresceu até chegar ao posto de diretora de criação de toda a sede londrina.

A designer também tem uma carreira paralela como diretora de curtas. Seu foco são trabalhos de cunho pessoal e poético, como os trabalhos experimentais veiculados na MTV Europa, filmes artísticos para museus como George Pompidou, e documentários, como “Cartaz à mãe” sobre o cartunista Henfil feito junto com o diretor Fernando Kinas.

Karl Heiselman
Heiselman é CEO da Wolff Olins desde 2007. Antes disso, teve um papel central nos trabalhos desenvolvidos para clientes como GE, Unicef, PepsiCo, Citibank, etc., competência conseguida em seus 20 anos de experiência em branding e design experience.

Antes de se unir à agência na sede de Nova York, foi consultor criativo para a Landor Associates, diretor de design na Apple e diretor de criação na Swatch em Nova York e Milão. Heiselman é conhecido como sendo a força por trás da crença da Wolff Olins de que marcas responsáveis podem criar um mundo melhor.

Serviço
O quê: abcDesign Conference Wolff Olins
Palestrantes: Marina Willer (diretora de criação) e Karl Heiselman (CEO)
Quando: 11 de maio de 2011, a partir das 08h00.
Onde: ESPM – São Paulo (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana)
Quanto: preço em março (R$ 310,00 não assinantes, R$ 250,00 assinantes).



Sobre a Wolff Olins
A Wolff Olins foi fundada em Camdem Town, em Londres, no ano de 1965 por Michael Wolff e Wally Olins, cuja reputação de inovar nos conceitos de identidade visual começou cedo. Seus trabalhos chegavam a ser recebidos com certo ceticismo, mas a agência ganhou visibilidade por conta da consistência e eficiência dos resultados.

Hoje, a Wolff Olins possui em seu portfólio projetos que viraram referência no mundo corporativo. Apple Records (gravadora dos Beatles), Camden Town, Renault Orange, Tesco, Oi, Unilever, New Museum e mais recentemente Olimpíadas de 2012 e AOL são alguns dos clientes que não passaram despercebidos depois de contratarem o escritório.



Nestes 40 anos de história, a Wolff Olins teve sedes em diversos países, França, Estados Unidos, Espanha e Portugal, ficando estabelecida atualmente apenas em Londres, Nova York e Dubai. Mesmo com a saída dos sócios originais (Michael Wolff, em 1983, e Wally Olins, em 2001), a agência seguiu consistentemente aplicando e evoluindo a metodologia que a tornou uma das principais consultorias em branding do mundo.
A essência do trabalho da Wolff Olins está em desenvolver projetos que criem novos negócios, experiências, relacionamentos e desafios que provoquem e reinventem as organizações, sempre visando o crescimento e fortalecimento dessas marcas. Seus alicerces são a estratégia para gerenciar; inovação para criar experiências únicas; melhor desempenho e engajamento interno por meio da transformação; e comunicação para moldar a presença da marca no mercado.



Sobre a abcDesign
A revista abcDesign nasceu em 2001, a partir da vontade de se criar um meio de informação que abordasse a história e os valores do design, bem como refletir sobre a prática, a teoria da atividade e sua importância cultural para a sociedade.

Quase 10 anos depois, a aposta não poderia ter sido mais acertada. O mercado só tem crescido, o número de profissionais aumentado e a demanda por meios que ajudem a fomentar os profissionais segue cada vez mais alta.

Editada trimestralmente e com abrangência nacional, a revista está sempre a evoluir. Sua última grande investida foi a abcDesign Conference, um evento anual que tem como principal objetivo debater a criatividade e a gestão do design.

No comments: