25.5.11

Caricatura tem prêmio duplo no Salão Internacional de Humor de Piracicaba



Os artistas do humor gráfico que concorrem na categoria Caricatura possuem chance em dobro de terem seus trabalhos premiados na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Existe uma segunda premiação, instituída pela Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba, que destina a esta categoria específica uma condecoração extra, no valor de R$ 3.100.

“A caricatura é uma modalidade de fácil compreensão para qualquer cidadão, por isso a escolhemos”, afirma a Aparecida Gregolin Abe, que criou o projeto de lei instituindo o prêmio em sua gestão como vereadora (2001-2004). O projeto, aprovado por unanimidade na casa, reconhece o valor e importância do Salão Internacional de Humor de Piracicaba no mundo gráfico. A caricatura premiada não é, necessariamente, a vencedora da categoria: ela é escolhida em parceria entre o júri oficial e um representante dos vereadores. O prêmio é aquisitivo: a obra escolhida e premiada passa a fazer parte do acervo da Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba, que já conta com uma considerável coleção em exposição permanente.

Para participar do salão, cada artista, profissional ou amador, pode enviar até três trabalhos originais por categoria. De acordo com o regulamento, a categoria Cartum abarca o humor gráfico com temas universais e atemporais; a Charge retrata temas jornalísticos da atualidade; a Caricatura é considerada o humor que expressa os traços físicos ou de caráter de personalidades conhecidas; e as Tiras são a arte gráfica em seqüência, com enredo que se fecha em um formato padrão, usualmente publicada em colunas de jornal. Para a categoria denominada Vanguarda são aceitos somente trabalhos que abordem o tema proposto pela organização do evento: alimentação. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho, por correio ou por e-mail.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista Francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos. Atualmente, o Salão Internacional do Humor de Piracicaba pode ser considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior.

No comments: