4.8.11

Coletivo formado por ex-alunos da Unesp expõe em São Paulo

Sob o tema geral “espiritualidade”, oito artistas reuniram-se em torno do coletivo Parábola e produziram a exposição “Todos Um”, que será inaugurada no próximo dia 11 de agosto, a partir das 19h, na galeria Art Projects – Cavalera, em São Paulo. Dos oito, seis são ex-alunos do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em seu câmpus da Barra Funda.

A concepção da mostra foi proposta por Nozomi Arisawa, 24 anos, aluna do curso Artes Visuais da Unesp. “Cada artista preparou seu trabalho individualmente, mas todos seguiram uma mesma linha conceitual”, explica Nozomi. “E o resultado final aponta para questões que envolvem, sempre, a relação da alma com o mundo”.

Buscando referências em diferentes religiões e nas mais diversas linhas filosóficas, as obras, em técnicas que vão do óleo sobre tela ao desenho e à fotografia, acabam, como explica a curadora Nozomi, transformando-se em “ferramentas de meditação e autodescoberta”. Para Samuel Sasano, 31 anos, a exposição foi se delineando aos poucos, na medida em que as afinidades do grupo tornaram-se mais visíveis: “Minha contribuição, acredito, veio da minha religiosidade e dos símbolos do hinduísmo e do budismo”.

Participam da mostra, além de Sasano, Carolina Tsai, Gustavo Rocha, Henrique Vieira, Rafael Hayashi e Renato Rangel, todos egressos da Unesp, mais Felipe Vieira e Guilherme Vieira.

Sem mesmice

Para romper com o que chama de “mesmice dos vernissages”, Nozomi Arisawa recrutou, para a abertura da exposição, a participação de alguns integrantes do Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp (PIAP). “Não será, porém, uma apresentação comum”, ela avisa. “Os músicos tocarão seus instrumentos enquanto caminham pelos dois andares da galeria”. Para a performance do PIAP, sempre com a direção de John Boudler, foram selecionados fragmentos de obras de compositores como Carlos Stasi, Flo Menezes, Saulo Bortoloso, John Cage e Steve Reich.

A galeria Cavalera Art Projects fica na Alameda Lorena, 1922, no Jardim Paulista, São Paulo. A exposição “Todos Um” pode ser visitada, gratuitamente, de terça a sábado, entre 12h e 19h.

No comments: