10.10.11

Finalistas do Talento Volkswagen Design 2011 visitam a fábrica Anchieta

A Volkswagen do Brasil recebeu visita dos universitários finalistas do Talento Volkswagen Design 2011 na sexta-feira (7 de outubro), em seu Estúdio de Design, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Em sua 13ª edição, o processo seletivo revelará, em 25 de novembro, os quatro estudantes que farão estágio de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil e uma visita inédita ao Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2012.

Neste ano, estudantes desenvolvem projetos inspirados no tema "Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?". Os 20 finalistas, sendo dez para a categoria Shape Design (design externo e interno de veículos) e dez para Color & Trim (design de acabamentos), foram recebidos no dia 7 de outubro. Na fábrica, os universitários desenvolveram projetos individuais a partir de tema definido na hora. A prova prática seguiu com a defesa dos trabalhos para uma banca formada por designers da Volkswagen.

"A prova prática é decisiva para selecionarmos os quatro vencedores do Talento Volkswagen Design 2011 (três para Shape Design e um para Color & Trim), que serão revelados em novembro. O processo seletivo coloca os jovens em contato com o ambiente competitivo do mercado de trabalho, preparando-os para encará-lo com determinação. O estágio, por sua vez, é a melhor forma de transformar estudantes de talento em profissionais de sucesso", disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

A visita à unidade Anchieta incluiu um tour pelo Estúdio de Design da Volkswagen do Brasil. Os estudantes também assistiram à palestra "Como nasce o Design", na qual Luiz Alberto Veiga revelou o processo inovador de criação da Volkswagen do Brasil em seu VRC (Virtual Reality Center), o Centro de Realidade Virtual, localizado na fábrica Anchieta. No VRC, a equipe Volkswagen utiliza uma inovadora tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos com a cooperação simultânea do Grupo Volkswagen. O moderno estúdio de realidade virtual também reduz tempo e custos no desenvolvimento de produtos.

A próxima etapa do Talento Volkswagen Design 2011 será a avaliação final, no dia 25 de novembro, quando os dez finalistas da categoria Shape Design e os cinco de Color & Trim (escolhidos a partir da prova prática realizada em 7 de outubro) apresentarão os projetos nos quais trabalham desde a inscrição. Na mesma data, à noite, serão revelados os três estagiários escolhidos para Shape Design e um para Color & Trim durante coquetel no Novo Centro de Design da Volkswagen do Brasil, que foi inaugurado na terça-feira (4/10).

Design Experience
Uma novidade da 13ª edição do Talento Volkswagen Design foi a Design Experience, que serviu como etapa eliminatória, a partir da primeira fase do processo. A ação abriu contato entre os candidatos selecionados e os designers da Volkswagen, que orientaram os estudantes no desenvolvimento de seus projetos. Por meio da Design Experience, coordenadores de cursos de Design de diversas universidades do Brasil também visitaram o Estúdio de Design.

O Talento Volkswagen Design 2011 foi aberto a estudantes que cursarão, em 2012, o último ano das faculdades de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura.



O gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, apresenta aos finalistas do Talento Volkswagen Design 2011, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos vencedores do Talento Volkswagen Design 2010, atuais estagiários da área de Design da Volkswagen do Brasil


O gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, recebe os universitários finalistas do Talento Volkswagen Design 2011 no Estúdio de Design, na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo

No comments: