14.10.09

Debate "Forma e Vida Humana"


O debate intitulado “Forma e Vida Humana”, discutirá a obra do artista plástico Julien Friedler, fazendo parte da programação paralela da exposição “Spirit of Boz” do próprio artista, que acontece no MuBE.

Com mediação de Raquel Gerber, cineasta, o debate conta com a participação de Julien Friedler artista plástico, Eduardo Werneck, artista plástico e Vitória Mendonça.

"Forma e Vida Humana"
21 de outubro às 16 horas.
Entrada gratuita.
Auditório Pedro Piva
Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
MuBE

"Spirit of Boz - Julien Friedler"
De 21 de outubro a 15 de novembro.
De terça a domingo, das 10h às 19h.
Entrada gratuita.
Rua Alemanha, 221 - Jardim Europa
MuBE

Julien Friedler leva “The Spirit of Boz” ao Mube
Pela primeira vez no Brasil, o artista belga Julien Friedler apresenta a exposição “The Spirit of Boz”, de 22 de outubro a 15 de novembro, no Mube (Museu Brasileiro da Escultura). A mostra é uma chance para o público paulistano entrar em contato com a obra aberta e multifacetada desse artista que já expôs em países como Bélgica, EUA, Bulgária e Itália. “The Spirit of Boz” também está presente com ações em países como Alemanha, França, Marrocos, Ruanda, Togo, Benin, China, México, Argentina, Chile, Uruguai e Israel.

Boz é um universo complexo criado como um “mito moderno”. Permeada por conceitos filosóficos e referências da pop art e da história da arte, a mostra traz à tona diversas mitologias coexistentes. Assim como a palavra “boz”, uma construção sem nenhum significado específico, todo seu projeto artístico segue esse viés lúdico e bem-humorado, mas também psicológico. Na busca da reconquista de um ideal humanista, o artista mostra seu descontentamento com o culto a celebridades, o pertencimento a seitas, a miséria social e o isolamento em si mesmo presentes na nossa sociedade de consumo.

A exposição conta com cerca de 30 obras e abrange diversos campos da arte: pintura, escultura, literatura, vídeo, fotografia, instalação e performance. Há ainda trabalhos em suportes mais inusitados como histórias em quadrinhos, camisetas e um boneco inflável com sete metros de altura que será colocado na parte externa do museu.

O artista também estará presente na abertura da exposição para participar de uma mesa redonda sobre seu trabalho “Beboz Beart”, realizado em diversas partes do mundo. Sob o mote de que há um artista adormecido em todas as pessoas, Friedler propõe uma nova forma de arte, que, além de atingir o público, também pretende incluir as pessoas no processo criativo.

“Antes de ser artista plástico, ele é um psicanalista. Sua arte instiga a reflexão em torno de temas que fazem parte de todos os anseios dos seres humanos”, afirma Renata Azevedo, diretora de Relações Internacionais do Mube. A ligação com o divino, a infância, a teoria do Big Bang e sua larga experiência como psicanalista e escritor aparecem de forma caótica em sua obra, que extrapola o âmbito tradicional das artes.

“O objetivo deste trabalho, O Espírito de Boz, é o de expressar uma percepção global do mundo, uma maneira completa de perceber e revelar a existência”, afirma Jacob Klintowitz no texto de apresentação da exposição. Nas palavras de Klintowitz, a obra de Friedler é “arte total, pois utiliza todos os elementos de linguagem e gêneros possíveis. Espécie de ópera da era da tecnologia de comunicação”.

Nesse universo, há a constante presença de seu “clone” Jack Balance, um clown metafísico revoltado contra seu criador, cujo nome é uma brincadeira com o nome do ator Jack Palance. Ele sempre aparece com nariz e bigode postiços e um gorro que leva o escrito “Therapy?” (em uma de suas obras, Balance está em um cadeirão de bebê com uma mamadeira onde se lê “uísque”). Esse personagem receberá os visitantes na forma de um boneco com sete metros de altura, localizado na fachada do Mube.

Balance também será replicado em uma ação na qual dezenas de performers, vestidos como o personagem, realizarão um tipo de pesquisa de opinião com o público. A performance faz parte do projeto “O Tour de Boz em 80 Anos”, que tem como base um questionário existencialista respondido por diversas pessoas em várias partes do mundo. São perguntas como “Deus existe?”, “como você caracterizaria esta época em que vive?” e “você é feliz”. De acordo com artista, a aposta é criar uma obra de testemunho, com intenção de “preservar o espírito de toda uma população e erguer nada mais nada menos do que uma floresta de almas”.

Para Jacob Klintowitz, as formas visuais da obra pictórica de Friedler “aproximam-se das de comunicação de massa, com o desenho rápido e caricatural, as cores chapadas, voltadas para a delimitação do espaço, delineamento das figuras ou estabelecimento de atmosfera”. A exposição conta com trabalhos representativos da obra do artista em pintura, como “Le Shaman” e “La Parole des Anges”, e sua leitura tridimensional para “Les Demoiselles D’Avignon”, de Picasso. “Não há a pretensão ao cromatismo sutil da pintura tradicional ou à tridimensionalidade clássica”, afirma Klintowitz.

SERVIÇO:
Mostra “The Spirit of Boz” – Julien Friedler
Local: Mube – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Data: De 22 de outubro a 15 de novembro de 2009
Dias e horário de visitação: De terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
www.mube.art.br

No comments: