31.5.10

APP homenageia Altino João de Barros

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) realiza nesta terça-feira, 1º de junho, evento em homenagem a Altino João de Barros, considerado o mais veterano dos publicitários brasileiros na ativa. Altino passa a figurar na categoria de “Sócio Remido” da APP, segundo os Estatutos Sociais da associação. A homenagem ocorre porque ele acaba de completar 35 anos como filiado à associação – que existe há 72 anos – caracterizando-se, assim, como o sócio mais antigo em vida da entidade. O profissional presta valorosa colaboração à APP desde o dia 7 de julho de 1.975 como “Sócio Efetivo” sob o número 226, tendo participado da diretoria, do Conselho Consultivo da APP.

Altino ingressou na indústria da propaganda na McCann-Erickson (hoje W/McCann) do Rio de Janeiro, em 1944, como office-boy do departamento de mídia. Ali, era responsável pela organização do arquivo da agência, atendia o telefone e tinha a incumbência de levar os clichês – que eram de chumbo – para os clientes aprovarem. “Eu tinha de ir a pé. A McCann não pagava o bonde. E os clientes tinham mania de gostar de anúncios de página inteira”, contou recentemente em uma entrevista para a grande imprensa. Cerca de quatro anos depois, já comandava o departamento. Em 1972, mudou-se para São Paulo para capitanear a área de mídia da unidade paulista da multinacional. Até recentemente era Vice-Presidente de mídia da agência, onde agora ocupa o posto de Conselheiro.

“Altino João de Barros é a história viva da propaganda brasileira. Ele tem em seu currículo iniciativas que contribuíram enormemente para o fortalecimento da atividade publicitária no Brasil”, afirma Paulo Chueiri, presidente da APP. E o reconhecimento não ocorre apenas por parte da APP. Em 2007, juntamente com Otto de Barros Vidal e Waldemar Lichtenfels, teve a sua trajetória profissional retratada no livro Grandes Nomes da Mídia Brasileira, editado pelo Grupo de Mídia de São Paulo, entidade da qual também é um dos fundadores. Criador do Instituto Verificador de Circulação (IVC), sempre se mostrou preocupado com a aferição da circulação dos jornais no País. “Diziam que duas coisas não podiam ser perguntadas: a idade das mulheres e a circulação dos jornais. Eram eles próprios que divulgavam os números e mentiam descaradamente”, lembra o veterano.

Entre as diversas outras homenagens que já recebeu ao longo de sua carreira, Altino João de Barros ganhou, em 2005, o Prêmio Especial Contribuição Profissional Professor Francisco Gracioso, da APP. Essa láurea é conferida aos profissionais de destaque no mercado de comunicação, considerando o conjunto de sua obra e pelo reconhecimento efetivo da sua contribuição para o aprimoramento e a profissionalização da comunicação publicitária no País. Agora, a APP orgulhosamente o transforma em “Sócio Remido”.

SERVIÇO
COQUETEL EM HOMENAGEM A ALTINO JOÃO DE BARROS
Data: 1º de Junho de 2010
Local: Espaço Cultural “Zé Rodrix”, na APP
Horário: das 19h às 21h
Endereço: Rua Hungria, 664 – 12º andar/Cobertura
Estacionamento gratuito no subsolo


O EVENTO É FECHADO PARA CONVIDADOS DA APP

No comments: