24.5.10

Citroën Hypnos mostra no Challenge Bibendum como será o carro do amanhã


Dotado de uma tecnologia híbrida específica, o carro-conceito Hypnos ilustra a integração dos aspectos ambientais pela Citroën, destacando que, quando a marca se preocupa com a ecologia, sempre o faz associado ao prazer de dirigir.


Aplicável industrialmente, a arquitetura da corrente de tração híbrida diesel proposta neste carro-conceito se destaca pela implantação de um motor elétrico no eixo traseiro. Esta configuração, particularmente simples e inovadora, declara-se perfeitamente adaptada ao caráter do Hypnos: ela otimiza seu comportamento dinâmico e sua motricidade, assegurando consumos e emissões controladas (4,5 l/100 km e 120 g CO2/km).

Finalmente, a Citroën materializa os benefícios da tecnologia híbrida que acompanha seu afã tecnológico de um carro-conceito em proporções superlativas e de estilo audacioso.


Um carro-conceito excepcionalmente encantador
Por sua silhueta elegante e sua carroceria alta, perfeitamente estável sobre suas rodas de 22 polegadas, o Hypnos claramente foi desenvolvido para oferecer sensações de condução inéditas.
A atratividade que este conceito suscita desde o primeiro olhar é retransmitido pelo tratamento cromático inédito de seu interior, bem como por sua maneira de transcender a tecnologia para torná-la mais íntima e viva: relógio onírico, cromoterapia embarcada, assentos morfológicos…
A bordo, os passageiros conhecerão uma experiência sensorial forte e relevante, de pura magia.

Hypnos, um design e um espaço interno sob a orientação da distinção
Híbrido por sua tecnologia, o Hypnos também é conceitualmente um automóvel, já que propõe uma silhueta que casa o dinamismo e a elegância de um sedã aos volumes de um crossover.
Poderoso, fluido e expressivo ao mesmo tempo, o Hypnos se destaca pelas proporções inéditas e pelo equilíbrio inesperado que faz sentir uma rara emoção. Suas portas antagônicas - as traseiras são invertidas - e seu espaço interno distinto - com coloração vívida - atraem a atenção.
Seu arranjo interior amoldado de materiais nobres, seus assentos individuais, seu conforto e suas tecnologias oníricas proporcionam prazer ao motorista e bem-estar aos três passageiros.


Uma silhueta inovadora e arrojada
Com seus volumes dinâmicos e esculpidos que associam perfeitamente fluidez e tensão, o Hypnos distingue uma elegância e um sentimento de robustez raros.
Com um comprimento de 4,90 m, uma largura de 2,17 m e uma altura de 1,58 m, o Hypnos impõe admiração pelas proporções de sua silhueta. Seus pára-lamas marcados, seu capô com linha estendida ou ainda sua cintura de carroceria alta, todos os seus volumes apresentam uma musculatura ao mesmo tempo poderosa e refinada.

Além disso, o Hypnos fascina graças ao dinamismo que ele exprime já que, mesmo parado, tudo nele sugere movimento. Seu teto flutuante para trás, testemunha de sua habitabilidade, se coloca sobre a janela traseira de forma côncova, sinal distinto dos grandes sedãs Citroën.

O aspecto arrojado da carroceria é valorizado pela cor cinza luminoso que a recobre. Esta cor, cuja intensidade varia em função da luminosidade, confere ao Hypnos um tratado precioso e elegante, reforçando seu status de veículo top de linha.

As portas com abertura antagônica do Hypnos facilitam o acesso e revelam, tal como uma caixa para um objeto precioso, o espaço interno do veículo. Além do impacto visual das portas, elas participam de sua funcionalidade e evocam sua vocação de um veículo destinado à viagem, sem limites.



Uma recepção luxuosa para os passageiros
As emoções geradas a bordo do Hypnos ultrapassam a estrutura tradicional da condução, pois o espaço interno do veículo ilustra de modo superlativo a magia de seu conteúdo. Viajar a bordo é a promessa de viver uma aventura sensorial de primeira ordem.

Cativante desde o primeiro olhar, o espaço interno do veículo surpreende enquanto contrasta de maneira evidente com a cor cinza externa. Ele suscita de fato a admiração ao declinar as cores de um arco-íris. Este afã não habitual, que consiste em associar a coloração rápida a um universo top de linha, destaca, além disso, a criatividade da Marca.

Guarnecido de materiais nobres, como o alumínio escovado e o couro, o espaço interno do Hypnos foi tratado de maneira refinada, criando uma atmosfera a bordo de bem-estar absoluto, confirmando a adesão do carro-conceito ao universo dos veículos de exceção.

O espaço destinado aos passageiros se articula em torno de quatro assentos que são dispostos de maneira helicoidal, baseados em uma hélice central. Esta inovadora configuração leva a imaginação para uma molécula de DNA, fonte da vida, e ao universo humano, centro dos valores da marca.
A distância generosa do entre-eixos, de 3 metros, associada à disposição inédita dos assentos, oferece um espaço individual de grande dimensão. Os passageiros do Hypnos se beneficiam de uma habitabilidade jamais explorada neste tipo de veículo com, notadamente, um espaço livre para os pernas correspondente a de uma limusine.

Para um acolhimento top de linha, cada ocupante tem a possibilidade de personalizar seu meio ambiente graças às lâminas que constituem a hélice central, podendo girar e descobrir diferentes comandos, como, por exemplo, a regulagem da climatização.

Os assentos são compostos de numerosas células em forma de prismas, podendo inflar e esvaziar para proporcionar aos viajantes uma massagem lombar e dorsal.

Um espaço interior com a marca da criatividade
Transcender a tecnologia para torná-la mais íntima, mais acessível, ainda mais atraente: eis o comprometimento permanente da Citroën. Desta forma, colocar em cena esta mesma tecnologia, trazer um conteúdo maravilhoso, quase mágico, faz referência à filosofia do Hypnos.

De frente para o motorista, o painel de instrumentos é apresentado por meio de prismas que lembram um diamante, cujas superfícies exibem as informações relativas à condução. Tal como um jóia, este conjunto é feito de um metal nobre.

Este conjunto se impõe como o fio condutor do carro-conceito, integrando uma tela tátil no centro do console, mudando em círculos de aeradores de uma parte a outra do painel de bordo.

Graças aos micro-diodos colocados no interior do conduíte de climatização, os aeradores difundem sutilmente um halo de luz suave, cuja cor varia em função da temperatura escolhida.

O carro-conceito inova também ao colocar ao alcance de seus usuários os benefícios da cromoterapia. Um câmera posicionada na luz do teto examina a face do motorista e mede seus parâmetros antropométricos regularmente.

Comparando aos dados previamente registrados, este equipamento tem a possibilidade de definir o estado de espírito do motorista e de intervir sobre a iluminação do espaço interno, bem como sobre a fragrância que emana do perfumador de ambiente. A serenidade a bordo do Hypnos é, então, notável.

Prova de que o Hypnos é fonte de emoções intensas, o veículo une tecnologia e criatividade para demonstrar o avançar do tempo graças a um relógio de natureza original. Por meio da tela do computador de bordo, o Hypnos mostra as horas em cores.

Passando pela exibição das cores correspondentes às diferentes horas no decorrer do dia, esta criação do artista Michel Serviteur indica a hora de um jeito, ao mesmo tempo, tecnológica e poética. Este relógio onírico é livre de todo sistema de ponteiro ou de exibição numérica e demonstra seu funcionamento pelas pulsações rítmicas, pela exibição de cores sucessivas, como a respiração de um ser vivo.

Uma tecnologia hibrída a serviço do meio ambiente e do prazer ao dirigir
Graças à uma política voluntária e conduzida em prol da preservação do meio ambiente, a Citroën se coloca hoje como um dos atores mais avançados nesta área no universo do automóvel. Com o Hypnos, a marca antecipa o amanhã e equipa seu carro-conceito com uma corrente de tração híbrida diesel inédita. Esta tecnologia lhe permite proporcionar excelente desempenho dinâmico, associando controle de consumos e amplo respeito ao meio ambiente.

A inovação em benefício do meio ambiente
A inteligência do carro-conceito Hypnos é combinar:
• um motor térmico diesel 2 litros HDi FAP, acoplado a uma caixa de câmbio manual pilotada de 6 marchas, que gera uma potência de 200 cv (147 kW) e um torque de 420 Nm;
• um motor elétrico implantado no eixo traseiro que desenvolve uma potência de 50 cv e um torque de 200 Nm.

Graças à hibridação diesel, o Hypnos contribui com o respeito ao meio ambiente. Isso pode ser principalmente notado em uso urbano com o modo ZEV (Zero Emission Vehicule), que permite acessar um modo todo elétrico “estendido” (aproximadamente 3 km de autonomia a 50 km/h), sempre em grande silêncio. Por outro lado, em uso rodoviário, condição que exige acelerações e desacelerações sucessivas, a hibridação permite limitar o consumo ao colocar em operação conjunta ambas as energias.

O Hypnos se beneficia, além disso, de uma tecnologia Stop&Start de alta potência, capaz de colocar o motor térmico em função “stand by” (desligado, em modo espera) durante situações de tráfego denso (congestionamentos) ou quando o veículo pára (por exemplo, em semáforos). Este sistema permite, além disso, nutrir de energia o motor elétrico quando o veículo estiver no modo 4x4.

Nas autoestradas, o motor térmico diesel 2 litros HDi FAP (com filtro de partículas) permite, por suas qualidades intrínsecas, uma redução de até 20% nos consumos em relação a um motor a gasolina, apresentando ainda um ótimo rendimento.

Com estas tecnologias o Hypnos exibe níveis de consumo em ciclo misto de 4,5 l/100 km e de emissões de CO2 de 120 g/km, um desempenho notável considerando a silhueta do carro-conceito.

Das sensações de condução estabelecidas
O prazer e as sensações de dirigir, que permanecem no centro das preocupações dos motoristas, não foram sacrificadas.

No caso de forte solicitação do pedal do acelerador - e conseqüente solicitação de torque -, uma função “boost” associa ao torque do motor térmico àquele do motor elétrico e permite ao Hypnos alcançar performances de alto nível, sem penalizar o consumo. A velocidade de 0 a 100 km/h é atingida em 9,4 segundos e os 1.000 m, com o veículo parado, alcançados em 31 segundos.

Como os modelos top de linha da Marca, o Hypnos se beneficia de uma suspensão hidráulica de terceira geração. Além de oferecer um alto nível de conforto aos passageiros, esta tecnologia assegura um comportamento dinâmico de referência ao carro-conceito.

Além disso, em caso de fraca aderência ou de fortes solicitações, o veículo passa a tracionar em quatro rodas motrizes, pois o motor elétrico aciona as rodas traseiras, enquanto o motor térmico faz virar as rodas dianteiras. O desencadeamento das 4 rodas motrizes permite ao motorista se beneficiar de uma motricidade reforçada e de explorar perfeitamente, e de maneira segura, o potencial do Hypnos em cada condição de aderência.

Enfim, dentro das condições de rolagens particularmente difíceis, por exemplo, em subida em uma estrada coberta de neve, um modo 4x4 forçado pode ainda ser selecionado pelo motorista.

No comments: