24.5.10

Edição 2010 do Prêmio Fernando Pini traz novidades

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, o mais importante do setor gráfico na América Latina, chega a sua 20ª edição com novidades. A primeira delas é a criação de mais uma categoria: “Embalagens em Papelão Ondulado”. Esta categoria contempla os produtos gráficos com finalidade de acondicionamento, que podem ser impressos como embalagens semirígidas, e impressos diretamente na superfície do papelão ondulado. Entretanto, vale ressaltar que os produtos inscritos neste segmento não podem ser kits promocionais ou embalagens sazonais.

Já a categoria “Impressos de Segurança”, passará a ter o descritivo técnico como item obrigatório da inscrição. Fazem parte desta categoria os produtos gráficos impressos com processos sofisticados, feitos com materiais especialmente fabricados com a finalidade de dificultar a falsificação, como, por exemplo, os talões de cheque, ações, selos, notas promissórias e diplomas, entre outros.

A categoria “Cadernos Escolares” também sofreu alterações para que sua descrição ficasse mais completa. Agora, os produtos abrangidos por esta categoria contemplam os cadernos espiralados, costurados, colados, argolados (fichários) e os grampeados, com capa dura ou flexível, conforme norma ABNT NBR 15 733.

Na premiação aos fornecedores da indústria gráfica também há mudanças. Os concorrentes neste item deverão se cadastrar previamente nas categorias de seu interesse até o dia 20 de julho.

Regulamento
O regulamento da 20º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini já está disponível no site www.abtg.org.br. As inscrições para o concurso começam no dia 2 de agosto.

Mais sobre o Prêmio
Além dos prêmios distribuídos para as 65 categorias (divididos em 12 segmentos de trabalho gráfico), ainda são distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini. O concurso também distribui prêmios para fornecedores do setor gráfico em 14 categorias.


No ano passado, 200 empresas inscreveram 1.331 trabalhos no Prêmio Fernando Pini, representando 16 estados. O concurso foi criado em 1991 pela ABTG e Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), e tem como objetivo principal estimular a produtividade e a qualidade do impresso nacional.

Sistema Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) www.abigraf.org.br

No comments: