4.5.10

Curso “Escrita e Liberdade: Aprendendo a ler, a escrever e a ser feliz”

Coordenado pela jornalista e escritora Christiane Brito, o curso “Escrita e Liberdade: Aprendendo a ler, a escrever e a ser feliz”, tem a proposta inovadora de, ao ensinar a pensar e a escrever, ao mesmo tempo trabalhar a auto-estima e a inteligência emocional, o curso amplia aptidões para a vida e o trabalho. O projeto contempla vários níveis de aperfeiçoamento, o primeiro módulo – “Lendo e descobrindo novos mundos: experiências, sabores, sensações” – inicia-se dia 19 de maio e vai até 23 de junho. As aulas acontecem na Livraria da Vila – loja Fradique Coutinho, SP, todas as quartas-feiras, das 17h às 19h.

O módulo 1 é dividido em três partes: Aprendendo a ler, Aprendendo a escrever e Aprendendo a viver (Trabalho de Conclusão do Curso). O primeiro trabalha com o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico e do discernimento. O segundo ajuda elaborar escolhas e conhecer as várias linguagens e repertórios da escrita. O último coloca em prática textos com abordagem de tema livre e original, com parâmetros para direcionar novos trabalhos, posturas, conquistas na vida pessoal e profissional.

A metodologia consiste em ler e debater trechos de livros, para ensinar a elaborar questões existenciais, rupturas e harmonização na vida. O método ensina a produzir textos com base nos trabalhos desenvolvidos em grupo e a vivenciar experiências emotivo-sensoriais relacionadas à leitura. Por meio da leitura é possível aprender a escrever, é por meio da escrita que todas as portas são abertas. Para escrever bem é preciso ser um bom leitor. Para ser bom leitor é preciso despertar pensamentos próprios enquanto se absorve as ideias do autor. Quem escreve bem, raciocina com agilidade, expõe argumentos consistentes e se expressa com fluência, inclusive verbalmente, por isso se posiciona melhor.

Bibiligrafia - A bibliografia básica é o livro “Trem Noturno para Lisboa” de Pascal Mercier, Editora Record, 2004 e tem como bibliografia de apoio grandes obras como “O livro do Desassossego” (Fernando Pessoa), “Um teto todo seu” (Virginia Woolf), “A Arte de Escrever” (Schopenhauer),“A Lição do Amigo” (Cartas de Mario de Andrade a Carlos Drummond de Andrade),“Aprendendo a Viver” (Clarice Lispector), “Ou Isto ou Aquilo” (Cecília Meirelles).

SERVIÇO
Curso: “Escrita e Liberdade: Aprendendo a ler, a escrever e a ser feliz”
Coordenadora: Christiane Marcondes Alves de Brito
Local: Livraria da Vila
End.: Rua Fradique Coutinho, 915
Contato e inscrições: (11) 3814-5811 ou inscrições@livrariadavila.com.br

No comments: