22.7.10

Antarctica apresenta “A Boa da Diretoria”



O comportamento peculiar dos consumidores de Antarctica foi a inspiração da marca para definir sua nova comunicação. Amanhã, dia 23 de julho, estreia o primeiro filme da campanha Boa é Antarctica. A cerveja da Diretoria – “Privilégios” - com criada pela agência AlmapBBDO, que vão traduzir aprendizados de pesquisas realizadas pela marca.

As pesquisas indicam que os consumidores de Antarctica Pilsen valorizam relações pessoais estáveis baseadas em confiança e reciprocidade. São bons de papo e gostam de saborear a bebida com seus amigos de longa data e a família, tanto em bares como nos churrascos, feijoadas e encontros aos finais de semana. “Quem bebe cerveja Antarctica sabe o que é bom na vida, reconhece uma boa cerveja e valoriza suas origens, a família e o vínculo com as pessoas mais próximas, como amigos de infância e os vizinhos, por exemplo. O objetivo da nova campanha é reconhecer o relacionamento deste consumidor com seus amigos próximos, que são a sua Diretoria”, explica Thiago Zanettini, gerente de marketing de Antarctica.

Com a assinatura Boa é Antarctica. A cerveja da Diretoria., a marca quer valorizar e fortalecer o vínculo com seu consumidor. É a primeira mudança de conceito desde que a marca estreou o clássico BOA só se for Antarctica. O conceito vitorioso, que ajudou a marca a crescer seus níveis de preferência e participação de mercado, ganhou uma nova roupagem e colocou o consumidor e sua Diretoria no centro das atenções, mas mantém o verbete BOA, adjetivo que virou sinônimo da cerveja Antarctica e reflete os atributos de qualidade e refrescância reforçados pela marca.

Os filmes que dão início ao novo conceito mostram que a Diretoria é um grupo de amigos que se conhece há muito tempo e têm uma relação próxima e de confiança. Essa Diretoria conquistou um conhecimento do bar que frequenta e da cerveja que toma, devido às experiências acumuladas durante as cervejadas com os amigos: ela sabe qual a melhor mesa do bar e onde fica a cerveja Antarctica mais gelada.


O comercial Bar, por exemplo, que será veiculado nas praças do Norte e Nordeste a partir deste fim de semana, mostra uma mesa de bar animada, enquanto o locutor, em off, explica que a diretoria é o mais alto escalão do bar e ela só discute assuntos sérios, - então um dos diretores solta uma piada sobre o cabelo do amigo e outro fala do apelido de um companheiro que chega -e onde todos são muito exigentes – neste momento, um dos integrantes da mesa pede a Antarctica que está no fundo da geladeira, trincando. Quando a cerveja é servida, o locutor completa: Diretoria é isso: reunião de gente boa em torno de uma Antarctica. A assinatura é Boa é Antarctica. A cerveja da Diretoria.

Em Privilégios, que será veiculado no Rio de Janeiro, Brasília e Goiás a partir de amanhã, o cenário também é um bar e é o humorista Sérgio Loroza quem apresenta a Diretoria, explicando que ela é formada por uma turma gente boa e que sabe aproveitar o melhor do bar. A câmera mostra, então, os Diretores em uma mesa escolhida estrategicamente próxima a uma escada e de onde é possível perceber a mulher que está subindo. E Loroza continua, em off, narrando que a Diretoria também sabe onde fica a mesa mais refrescante. O plano se abre e vê-se que estão ao lado de uma geladeira de Antarctica e sempre que o garçom pega uma BOA, a Diretoria recebe o ventinho refrescante da geladeira. A Diretoria também sabe qual o garçom que abre a cerveja mais rápido, momento em que surge o conhecido garçom, com seu abridor turbinado, abrindo uma fileira de ‘Antarcticas’. Loroza então encerra: Diretoria é isso: amigos em torno de uma BOA gelada. E o filme termina com a assinatura Boa é Antarctica. A cerveja da diretoria.

Em breve, a campanha se desdobrará para a mídia impressa, rádio e web, além de ações especiais e diferenciadas e terá novos comerciais durante os próximos meses. A criação é de Andre Kassu, Renato Simões, Bruno Prosperi, Marcos Medeiros e Pedro Paes, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. A direção dos filmes é de Clovis Mello, da produtora Cine.



Ficha Técnica – Filme
Anunciante: AmBev
Título: “Privilégios”, “Bar”
Produto: Antarctica
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Dulcidio Caldeira
Criação: André Kassu, Renato Simões, Marcos Medeiros, Bruno Prosperi, Pedro Paes
Produtora: Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Marcelo Brasil
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Sax So Funny
Montador / Editor: João Branco, Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Richard Magrath, Manuela Veloso, Yoshiko Saito
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho, Rafael Lavor
Mídia: Flávio De Pauw, Fábio Cruz, Marcelo Carvalhaes
Aprovação: Marcel Marcondes, Thiago Zanettini, Felipe Ambra, Isabela Amui

No comments: