22.7.10

Artista plástica Laura Michelino expõe edições limitadas de suas obras na Livraria da Vila



Pela primeira vez a artista plástica brasileira Laura Michelino, radicada na França desde 1983, realiza exposição de edições limitadas de suas obras. São 10 imagens inéditas que retratam a cidade de São Paulo com perspectivas, texturas, relevos, cores e sobreposições trazendo um novo olhar às cenas urbanas da cidade. O evento acontece no dia 02 de agosto na Livraria da Vila da Alameda Lorena, a partir das 19h.

Sobre Laura Michelino
Laura Michelino é uma das quinze artistas do mundo que produzem obras usando a aquagravura, técnica com a qual a paulista travou contato em 1993, em Paris. Foi no Atelier Papou, pelas mãos de Bernard Pras, inventor do procedimento, que Laura começou a criar gravuras que têm como particularidade os grandes relevos, superiores aos obtidos por meio de técnicas tradicionais, como a xilogravura.

Para isso, a artista usa uma massa de papel molhado, pastosa, que é prensada com a matriz entintada. A folha da aquagravura, grossa e resistente, é resultado da secagem do papel e da tinta, simultaneamente. Primeira artista a trazer a técnica da aquagravura para o Brasil, Laura tem como um dos temas principais de sua obra a confusão urbana, refletida em arranha-céus, avenidas, carros e pessoas em movimento.

A artista iniciou sua formação no ateliê de Carlos Fajardo, em São Paulo, em 1977. Nos anos seguintes frequentou o ateliê de aquarela de Rubens Matuck e cursou a Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo. Para dar continuidade ao aprendizado de gravura que obteve com Mario Gruber, mudou-se para a capital francesa em 1983 e frequentou o “Atelier 17”, fundado pelo artista plástico irlandês S.W. Hayter, e a École de Beaux Arts de Paris.

Além de ter obras expostas em diversas galerias na Alemanha, na Suécia, na França, além de Rio de Janeiro e São Paulo, a artista colabora e participa das atividades do Atelier Papou, que nos últimos vinte anos já editou aquagravuras dos artistas Bram Bogart, Lindstrom, Karel Appel, Niki de Saint-Phalle e Baekenhol.

”Ela olha a cidade com outro olhar. Ao representar o caos da cidade, Laura resgata uma nova ordem, um novo sentido, uma lógica, um equilíbrio, pode-se dizer que ela aprisionou o caos.” (Sandra Barclay)



Sobre a Buriti do Brasil
A Buriti atua no segmento de gravuras há mais de 15 anos. Neste período foram realizadas mais de 150 exposições, projetos artísticos para empresas, "licensing" de produtos e feiras no exterior.

Um dos principais projetos da Buriti é fazer a produção e distribuição das séries de edições limitadas de artistas e fotógrafos como Alex Cerveny, Guto Lacaz, Isabelle Tuchband, Laura Michelino, Marcos Piffer, Mario Gruber, Miriam Homem de Mello e Verena Matzen, entre outros.

Neste trabalho conjunto com os autores, é feito um processo minucioso de seleção das imagens mais representativas de suas fases, o papel adequado, as dimensões de cada exemplar e a qualidade de impressão.

As edições da artista Laura Michelino são apresentadas em dois formatos: 27 x 35 cm e 40 x 50 cm. A impressão é feita com exclusividade pela editora Buriti do Brasil com a mais alta e recente tecnologia disponível para o segmento de arte que utiliza tinta pigmentada de alta densidade. O papel utilizado é o Canson Infinity Montval Aquarelle de 310 g/m² e os exemplares incluem o passe partout Canson, pH neutro, com chanfro de 45º e certificado de autenticidade.

Serviço
- Exposição de lançamento das edições limitadas das obras da artista Laura Michelino
- Data: 2 de agosto de 2010
- Horário: das 19 às 22 horas – a artista estará presente.
- Local: Livraria da Vila – Jardins – Al. Lorena, 1731
- Informações Livraria da Vila: 11 3061 1063 – contato: Isaías (isaias@livrariadavila.com.br)
- Informações Buriti do Brasil: 11 8375 0697 – contato: Antonio G. Bueno (buriti@buriti.art.br)
- Preços: de R$ 85,00 a R$ 240,00

No comments: