29.7.10

ESPM lança Bonitinha ou Ordinária


O Instituto Cultural ESPM lança, em agosto, a biografia Bonitinha ou Ordinária, do publicitário Júlio Cosi. Na obra, o autor descreve muitas histórias do mundo da propaganda – algumas de glamour, outras divertidas e outras surpreendentes - mas todas vividas e lembradas por um dos grandes profissionais da indústria publicitária brasileira.

Além de descrever uma vida interessante e cheia de curiosidades, Bonitinha ou Ordinária também ensina a criar campanhas publicitárias a partir do zero; fornece exemplos de propaganda superior; a buscar a estratégia adequada para serviços ao longo de quase 300 páginas com inúmeros cases e imagens das peças.

A obra está dividida em três revoluções criativas: A primeira trata do Renascimento do século 14 aos 16 a qual aponta para a perspectiva, o volume e a sombra; a segunda trata do impressionismo, no século 19, ao destacar a busca pela luz e o movimento e, por fim, a terceira aborda o processo criativo dos anos 1949 a 1986, memórias da vida profissional e algumas passagens da vida pessoal.

Bonitinha ou Ordinária dispensa marcador: em cada página começa uma história interessante. Indicado aos profissionais que atuam em prol de uma política de comunicação com base na criatividade, na inovação e na originalidade; serve de lembranças aos antigos publicitários que reconhecerão fatos, histórias e pessoas as quais fizeram da propaganda brasileira o que ela é hoje; aos jovens atuantes em agência, anunciante ou veículo que terão exemplos a seguir e erros a evitar e, definitivamente, aos estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing.

Júlio Cosi registra um convite a conhecer os bastidores da vida publicitária e do homem de marketing. Discípulo do mestre Bill Bernbach, o mais importante publicitário do século 20, revela ter falado com seu mestre “apenas duas vezes”. No primeiro dia de estágio em New York na Doyle Dane Bernbach e depois, no Rio de Janeiro, ao receber o primeiro troféu "Lâmpada de Ouro" pelo comercial da campanha "Século XX" (o bombardeio de Londres), criado - por seus colegas da Cosi - Sergino O. Souza e Dorian Taterka para o cliente, Abril Cultural.

Sobre o autor
Filho do publicitário pioneiro, Júlio Cosi, da agência Eclética, Júlio Cosi Jr. foi presidente de duas agências e vice-presidente de três. Também foi presidente da ABAP a Associação Brasileira das Agências de Publicidade. Discípulo do mestre Bill Bernbach, indiscutivelmente o mais importante publicitário e dos “apóstolos do mestre” como Bob Gage, Dave Reider, Bill Taubin, Mary Wells, Helmut Krone, Bob Levenson, Bert Steinhauser, Lore Lionel, Phyllis Robinson, David Herzbrun, Paula Green e outros ‘monstros’ da criação.

Cosi mora em São Paulo é consultor de marketing, conselheiro de propaganda além de cozinhar muito bem. Já publicou três livros de culinária e hoje tem o seu legado, grafado em 300 páginas ilustradas, uma verdadeira obra de arte indispensável.

Ficha técnica
280 páginas
Formato: 28,4 x 28,4 cm
Preço: R$79,00

No comments: