29.7.10

Exposição Mônica: a criação do personagem brasileiro


A partir de 9 de agosto no Espaço Cultural Citi da Avenida Paulista

O Espaço Cultural Citi, a galeria de arte da Avenida Paulista, apresenta, a partir de 9 de agosto, a mostra inédita Mônica: a criação do personagem brasileiro, que traça o percurso de sucesso da obra do desenhista Mauricio de Sousa, desde os esboços de sua principal personagem até sua repercussão internacional.

A exposição tem diversas facetas: a parte histórica, desde a concepção de Mônica, o desenvolvimento do desenho, as primeiras tiras e revistas; a difusão internacional de Mônica e sua turma (Cebolinha, Cascão, Magali, Franjinha e tantos outros) dos primeiros passos até o sucesso atual, com exemplares originais de revistas editadas na Noruega, Itália, Indonésia, Vietnã, Espanha, Portugal, Japão, Inglaterra, Alemanha e outros países.

Também estarão expostos prêmios importantes recebidos por Mauricio de Sousa, como o Yellow Kid, o Oscar das histórias em quadrinhos. A importância do desenhista é evidenciada ainda pelos grandes colegas, do mundo inteiro, que o homenagearam desenhando Mônica e sua turma. Destaque especial para o genial Will Eisner (de The Spirit, entre outros), os italianos Milo Manara (o mestre dos quadrinhos eróticos) e Hugo Pratt (de Corto Maltese), Yuko Yamaguchi (de Hello Kitty) e Joe Kubert (DC Comics).

Serão exibidos em monitores de TV diversos desenhos animados de Mônica e sua turma dublados em vários idiomas. E ainda nove esculturas assinadas por Mauricio de Sousa com reinterpretações de obras de arte com os personagens da Turma da Mônica.

A exposição tem curadoria de Jacob Klintowitz e ficará aberta ao público até 24 de setembro de 2010.

O Espaço Cultural Citi é uma galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos. O espaço mantém a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Desde 2005, passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov e a ceramista Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam, como Luciana Maas, Mauricio Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

A mostra Mônica: a criação do personagem brasileiro ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Citi fica Av. Paulista, 1111, Térreo – (11) 4009.3000. O acesso a pessoas com deficiência física é pela Alameda Santos, 1146.

A criação de um personagem brasileiro, por Jacob Klintowitz
Talvez a mais difícil tarefa da ficção seja a criação de um personagem. Não sabemos bem o que torna vivo e verídico um ser que nasce da imaginação, mas o reconhecemos quando está diante de nós. Não há qualquer dúvida de que D. Quixote de La Mancha é real e nosso velho amigo. Também Sherlock Holmes, este esquisito senhor inglês, está de pé diante de nós. Alice no país das maravilhas, Tarzan, o Superman, Gulliver na terra dos pigmeus, podem ser inverossímeis, mas nós acreditamos neles.

E os personagens brasileiros, para ficar na área da comunicação, têm longa tradição no nosso imaginário, como é o caso do Amigo da Onça, Saci Pererê, Primo Altamirando, Menino Maluquinho, Jeremias, o bom, Jerônimo, o herói do sertão, Emilia, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Odorico Paraguaçú, Professor Raimundo, Fradinho, entre tantos outros. E esta incrível Mônica, invenção do Mauricio de Sousa, que tem andado pelo mundo a falar das coisas infantis.

Não sei de nenhum outro personagem nacional que tenha percorrido o planeta com tanta aceitação. A Mônica, como outros personagens criados por Mauricio de Sousa, anda na contramão da maioria das histórias em quadrinhos. Na Europa, nos Estados Unidos e na Argentina, os mais brilhantes desenhistas têm inventado personagens infantis comoventes, que contam do mundo em que estamos vivendo: são crianças desoladas, amargas, competitivas, solitárias, confrontadas com um universo social sem perspectivas humanísticas. O seu humor é brilhante e refinado, mas cético e sem esperança.

No mundo criado por Mauricio de Sousa, as crianças são alegres, engraçadas, envolvidas por pequenos assuntos do cotidiano – higiene, gula, fala correta, provincianismo, força física, família – e o seu interesse é focado neste viver natural e, podemos dizer, da tradição. No universo de Sousa as crianças são infantis. É o caso da Mônica, admirada e amada por milhões de pessoas em todo o mundo. E esta naturalidade explica, em parte, o seu fascínio. A razão da empatia universal do personagem talvez nunca seja totalmente desvendada, mas sabemos que algumas vezes fomos, ou gostaríamos de ter sido, ou de ainda ser, crianças infantis.

Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007.

O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.

Em 2007, num feito inédito, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha. Nesta ocasião, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Suas mais recentes criações são Tikara e Keika, personagens especialmente criados para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil que já fazem parte das histórias da Turma da Mônica.

Seu recente lançamento, Turma da Mônica Jovem, em 2008, é considerado o maior sucesso na área de quadrinhos dos últimos 30 anos – só as quatro primeiras edições venderam, juntas, mais de 1,5 milhão de exemplares.

Em 2009, a Mônica foi convidada pelo Ministério da Cultura para ser Embaixadora da Cultura do Brasil. No mesmo ano, Mauricio de Sousa completou 50 anos de carreira. Para mais informações sobre A Turma da Mônica, visite: www.monica.com.br.

Sobre o Citi
Citi, a empresa-líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate and investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários e administração de fortunas. Para mais informações sobre o grupo, acesse www.citigroup.com. Mais informações sobre o Brasil, www.citi.com.br.

No comments: