16.8.10

Começa amanhã o ciclo de debates sobre fotografia na PUC-Campinas


Com o objetivo de fomentar e discutir a atividade fotográfica, estimulando a reflexão dos profissionais de fotografia, estudantes e interessados na área, o IV Seminário Imagem e Atualidade inicia amanhã, dia 17 de agosto, o ciclo de debates sobre a fotografia em diferentes áreas. O tema de abertura é FOTO/COPA e será conduzido pelos fotógrafos Alexandre Battibugli - editor de foto da Revista Placar – e Ari Ferreira – fotógrafo do jornal Lance - às 8h30, no auditório Dom Gilberto, no Campus I, da PUC-Campinas.

No período da noite, às 19h30, é a vez dos fotógrafos Kazuo Okubo - da galeria fotográfica A Casa da Luz Vermelha (DF) – e Sérgio Chvaicer, criador do estúdio Way of Light (maior estúdio fotográfico da América Latina) e como mediador, Fujocka, do Fujocka Photodesign, que irão abordar FOTO/PUBLICIDADE.

O Seminário Imagem e Atualidade é uma ação promovida pela PUC-Campinas, desde 2007 e faz parte da programação do Festival Hercule Florence. Este ano, a Universidade realiza o evento com o objetivo de fomentar a cultura municipal por meio de debates, exposições e um concurso fotográfico, comemorando o Dia Internacional da Fotografia – 19 de agosto – e resgatando a imagem e importância do francês Hercule Florence, radicado em Campinas, pioneiro em descobertas fotográficas no Brasil.

A programação completa do Seminário, que vai até o dia 20 de agosto, pode ser vista no site: www.seminarioimagemeatualidade.com.br

Dia 17, às 8h30 - Foto/Copa
Local: Auditório D. Gilberto - PUC-Campinas - Campus I
Mesa-redonda sobre fotografia esportiva, com foco principal em eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas. Entre os profissionais convidados estão o editor de foto da Revista Placar, Alexandre Battibugli e o fotógrafo do jornal Lance, Ari Ferreira. O fotógrafo professor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) Nelson Chinalia será o mediador da mesa.

Dia 17, 19h20 - Foto/Publicidade
Local: Auditório D. Gilberto - PUC-Campinas - Campus I
A fotografia na publicidade conta com as opiniões dos fotógrafos Kazuo Okubo, da Kazuo Okubo Studio, que tem entre seus clientes a TIM e o Banco do Brasil, Sergio Chvaicer, criador do estúdio Way of Light, eleito por quatro vezes o Estúdio Fotográfico do Ano e José Fujocka, sócio-diretor do Fujocka Photodesign, um dos estúdios de tratamento de imagens que detém as maiores contas publicitárias do mercado.

Dia 18, 8h30 - Foto/Natureza
Local: Auditório D. Gilberto - PUC-Campinas - Campus I
O tema é a fotografia na natureza. Os convidados são Roberto Linsker, colaborador da National Geographic Brasil e ganhador o Prêmio “Picture of the Year 2002”, e João Marcos Rosa, também colaborador da National Geographic de diversos países. O professor da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas, Jodir Ferreira será o mediador.

Dia 18, 14h - Arquitetura/Cidade
Local: Auditório D. Gilberto - PUC-Campinas - Campus I
A fotografia na Arquitetura terá como palestrantes os fotógrafos Oliver Mann, Leonardo Finotti, que possui especialidade em fotografias de arquitetura, de viagens e aéreas.

Dia 18, 19h20 - Fotojornalismo
Local: Auditório D. Gilberto - PUC-Campinas - Campus I
O tema fotografia jornalística conta com os profissionais Eraldo Peres, que trabalha para a Associated Press (AP) e diretor da Photo Agência, Jonne Roriz, fotógrafo de jornal O Estado de S. Paulo e que tem como especialidade a fotografia esportiva, e Egberto Nogueira, que já trabalhou nas agências Reuters e France Press e nos jornais Times e The Independent, entre outros.

Dia 20, 19h20 - Foto/Arte
Local: Auditório D. Gilberto - PUC-Campinas - Campus I
A fotografia artística será abordada com os fotógrafos Eustáquio Neves, que fala sobre temas relativos à identidade e a memória da cultura afrodescendente, Cládio Edimger, que prioriza os detalhes nas fotos para gerar reflexão e teve trabalhos publicados em diversas revistas do mundo, como a Time, El País e Newsweek, e a proprietária do espaço Ateliê Aberto e uma das diretoras da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Samantha Moreira.

No comments: