26.8.10

Os 25 arquitetos dos próximos 25 anos


AU deste mês traz um perfil dos 25 arquitetos e escritórios selecionados, cinco projetos recentes assinados por jovens arquitetos da lista, além de uma entrevista especial com Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2006

Neste mês, a revista AU – Arquitetura e Urbanismo, publicada pela Editora PINI, comemora 25 anos. Para celebrar esta data, a publicação traz uma edição especial com uma seleção que destaca o perfil de 25 jovens arquitetos com até 40 anos de idade que, em 2035, terão um trabalho representativo da arquitetura brasileira. O objetivo é distinguir jovens profissionais com uma produção atual de destaque, que aponte para um crescimento nas próximas décadas.

Para selecionar os profissionais mais promissores, a redação de AU convidou cinco arquitetos, professores e críticos de arquitetura: Carlos Eduardo Comas, Claudia Estrela Porto, Fernando Lara, Mônica Junqueira de Camargo e Roberto Segre. Cada um forneceu a sua lista com os principais nomes de destaque. A tarefa da redação foi reunir os profissionais de maior pontuação para formatar a lista final. A maioria dos arquitetos está em São Paulo: 14. Do Rio de Janeiro vêm cinco arquitetos. Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão representados por dois escritórios cada. Pernambuco e a capital, Brasília, trazem um escritório cada para a lista.

A publicação traz ainda cinco projetos recentes assinados por jovens arquitetos da lista, além de uma entrevista especial com Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2006. Há também artigos sobre a nova geração de profissionais, sobre os programas paramétricos para desenvolvimento de projetos e as cidades inteligentes do futuro.

Lançada em 1985, no início da chamada Nova República, AU possui hoje uma tiragem mensal de 18 mil exemplares, com circulação a pagamento auditada pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação). Recebeu, entre outros prêmios internacionais, a Medalha de Prata da V Bienal de Arquitetura de Sófia, na Bulgária, em 1989, e Melhor Revista Latinoamericana de Arquitetura na X Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2005.

Abaixo, segue a lista de 25 arquitetos e escritórios selecionados pela revista AU:
1. Arquitetos Associados
2. Estúdio América
3. FGMF
4. Gruposp
5. Shundi Iwamizu Arquitetos Associados
6. SPBR
7. Studio Paralelo
8. Tryptique
9. UNA Arquitetos
10. Arquitetos Cooperantes
11. AUM Arquitetos
12. BCMF Arquitetos
13. Bernardes Jacobsen Arquitetura
14. Carla Juaçaba
15. DDG Arquitetura
16. Frederico Zanelato Arquitetos
17. Mareines+Patalano Arquitetura
18. Metro Arquitetos Associados
19. MGS – Macedo, Gomes & Sobreira
20. Nitsche Arquitetos Associados
21. O Norte Oficina de Criação
22. POAA
23. Rua Arquitetos
24. Tacoa Arquitetos
25. Yuri Vital

No comments: