8.9.10

A Origem das Corporações


Lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier, o livro A origem das corporações apresenta o papel do empreendedor em um contexto histórico que fornece evidências convincentes de que o empreendedorismo é fundamental para o crescimento econômico e para o sucesso da atividade empresarial no mundo moderno.

A obra é uma crônica de extensa história dos empreendimentos econômicos na Mesopotâmia e no império neobabilônico; leva o leitor através do Oriente Médio islâmico; esmiúça a história das atividades econômicas na China, no Japão e na Índia colonial; e descreve o papel vital dos empreendedores na Europa e nos Estados Unidos, desde a Idade Média até a atualidade.

Pela primeira vez na história, estão reunidos em um único livro importantes historiadores da economia com a tarefa de estudar o papel dos empreendedores na sociedade. Examinando influências sociais e institucionais de um ponto de vista histórico, cada capítulo analisa o empreendedorismo durante determinado período, numa importante localização geográfica. Só a história, ao que parece, acena para a possibilidade de obter provas para sua verificação ou rejeição.

“A importância da História para a compreensão do empreendedorismo não deve ser subestimada. É ao longo da história que vemos o poder, a flexibilidade e a complexidade desse fenômeno. Conquistamos uma compreensão maior da natureza mutável da atividade empreendedora ao longo do tempo. Aprendemos mais a respeito da complexa rede de influências sociais e institucionais sobre o empreendedorismo e desenvolvemos uma consciência maior do impacto do empreendedorismo ao longo do tempo, sobre as pessoas e a sociedade como um todo”, afirmam os autores.

O trabalho apresentado em A Origem das Corporações mostra não apenas a persistência da atividade empresarial ao longo da história, mas também as mudanças que esta sofreu com o tempo e seu papel nas transformações econômicas e no crescimento geral, oferecendo numerosos exemplos e fatos do passado que deixam lições para a promoção e a realização bem sucedida do empreendedorismo em nosso tempo como meio de contribuir para o bem estar da sociedade. E também traça um quadro definitivo para todos os que buscam o papel da inovação em nosso mundo.

EDITORA CAMPUS- ELSEVIER
Categoria: Educação / Referência – Sociedade e Política
Formato: 16x23 cm
Páginas: 656
Preço: R$ 149,00

Jack William Baumol é professor de economia e diretor acadêmico da Universidade de Nova York e professor emérito da Universidade de Princeton.

David S. Landes é um professor emérito de economia na Universidade de Harvard e professor aposentado de história na Universidade George Washington. É o autor de Revolução no tempo, O Prometeu Acorrentado, A Riqueza e a Pobreza das Nações e Dinastias

Joel Mokyr é professor e especialista em história econômica da Europa.

No comments: