22.11.10
Em Nova York, illycaffè inspira vitrine especial para final de ano da Barneysassume a distribnu
Incorporando técnicas do universo da alta costura, a Barneys Nova York apresentou Miss Illy: um ícone da cultura do café desenvolvida especialmente para a vitrine de final de ano da conceituada loja de departamentos. A visão do diretor criativo da Barneys, Simon Doonan, foi traduzida a partir de embalagens da illycaffè recicladas e reinventadas para compor a ‘nova diva mundial’, como foi carinhosamente chamada.
Viva e encorpada como o espresso deve ser, Miss Illy rapidamente se tornou parada indispensável para quem passa pelo badalado centro de Nova York, admirando as requintadas vitrines da Barneys. Para este ano, a emblemática loja elegeu o tema ‘Have a Foodie Holiday’, ou ‘Desejamos um final de ano gastronômico’, valorizando a efervescência da cultura da boa gastronomia, que movimenta tanto a metrópole norte-americana.
300 latas (de três quilos de grãos), 250 pacotes de plástico (antiga embalagem das casulas do Método iperEspresso) e 250 latas de café illy sustentam o olhar da Miss Illy em direção à Quinta Avenida de Nova York. Abusando de acessórios, como quase todo ícone fashion, ela leva consigo uma chapéu feito a partir de uma máquina de espresso (uma autêntica Francis Francis! X1 iperEspresso), além de uma colher transformada em longos brincos e uma grinalda composta por 300 copos de papel.
O lado lúdico de Simon Doonan, personificado na figura instigante de Miss Illy, está intimamente ligado à parceria, de longa data, da illycaffè com a cultura e com os artistas contemporâneos. Partilhando dessa mesma visão, a Barneys incorporou a arte as suas vitrines, inspirada pela forte influência que a cultura do café exerce no país e no mundo.
Neste sentido, a escolha da illycaffè tem uma simples razão: desde 1992, a marca apóia nomes como Jeff Koons, Marina Abramovic, Julian Schnabel e Robert Rauschenberg, hoje entre os artistas modernos que empregaram seu design para o desenvolvimento de originais xícaras da illy Art Collection – considerado o maior conjunto mundial de arte colecionável. James Rosenquist, um dos principais protagonistas da pop art, desenvolveu o atual logotipo da illycaffè em branco sobre vermelho.
“Esta colaboração é totalmente natural para a illycaffè. A experiência do café está ligada ao sabor, mas interage também com a beleza – para desfrutar os cinco sentidos, estimulando a mente e o espírito. O café tem sido o protagonista de importantes ideias ligadas às artes, basta olhar para o passado na direção das antigas casas de café”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè. “Simon tem encontrado uma maneira inteiramente nova e inimaginável para demonstrar isto, certamente para encantar e inspirar todos que apreciam seu deslumbrante e criativo trabalho.”
“Pense na Miss Illy como o exercício máximo em reciclagem criativa”, disse Doonan. “Basta um olhar para você perceber que ela é contemporânea e seu conteúdo reciclável caminha junto a sua modernidade. Ao mesmo tempo em que isto é divertido, como a arte e o café, nós passamos uma mensagem séria sobre a reutilização, sobre sustentabilidade, como a illycaffè tem praticado antes mesmo disso chegar ao universo fashion.”
Os admiradores de Miss Illy são convidados a visitar o nono andar da Barneys, na Madison Avenue, onde a illycaffè oferece aos seus convidados – até 31 de dezembro – o melhor espresso e cappuccino preparados por top baristas, ao autêntico estilo italiano.
Postado por Paulo R. Lisboa às 12:09 PM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment