Após 12 anos de ausência, a marca de sucos em pó Frisco, do grupo 3 Corações, volta à mídia em campanha publicitária de veiculação nacional criada pela agência Santa Clara. Além do relançamento do produto, a ação divulga as suas novas embalagens, nova formulação e novos sabores das versões normal e zero açúcar. A marca, que no passado já teve como garota-propaganda a apresentadora Xuxa, escolheu desta vez ator Pedro Cardoso para estrelar suas ações publicitárias.
A campanha conta com comercial em que Pedro Cardoso interpreta oito personagens diferentes: um francês fru fru, um frescobolista, um frentista, a dona de casa Francine, um frade franciscano, uma freira, um homem do tempo e um apresentador. Batizado de “Trava-Língua”, o filme tem uma linguagem que “brinca” com a sonoridade do nome Frisco, destacando palavras que tenham sílabas formadas pelas letras FR em sua construção e sempre frisando o slogan da campanha: “Refresco de Fruta é Frisco”.
Produzido pela Pródigo, o filme será veiculado a partir da próxima semana em televisão aberta e por assinatura, além de cinemas. A campanha conta também com spot para rádio, produzido pela Play it Again, anúncios para jornais, revistas e mídia exterior, materiais para os pontos de venda e ações na internet.
R$ 45 milhões investidos no reposicionamento do produto
Em 2009, Frisco, que pertencia à Unilever, foi adquirida junto com a marca Tornado pelo grupo, que é dono também das marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Letícia e Fort. Desde então, o grupo 3 Corações vem investindo um total R$ 45 milhões em pesquisas, planejamento estratégico e inovação para proporcionar mais benefícios aos consumidores e reposicionar Frisco entre os líderes do segmento com seu relançamento para o mercado. A verba compreende desde a construção de uma fábrica em Mossoró (RN), com capacidade para produzir 1.000 toneladas por mês (inaugurada em abril), o aprimoramento do produto, para que se tornasse mais nutritivo e saboroso, e também a reformulação total das embalagens, que agora ganham design mais moderno e maior apelo visual para os sucos de fruta.
A empresa investiu ainda no desenvolvimento de novos sabores, que atendessem as diversidades regionais do país. Das 16 opções de sabor normal, sete são totalmente inéditas: cajá, caju, goiaba, graviola, laranja com acerola, limão com capim santo, pêssego e, que agora contam com adição das vitaminas A, C e Ferro. E das nove opções de sabor “zero”, a novidade é opção uva, que também conta com vitamina C.
Segundo a Nielsen, Frisco é a marca que mais cresceu no segmento de refresco em pó em 2010 e está atualmente com 2,2% do mercado brasileiro – chegando no Nordeste à uma participação de 6%. O grande diferencial da marca é sua distribuição nacional, que atende diretamente mais de 90.000 pontos de venda. O preço médio de Frisco e Frisco Zero é de R$ 0,60 por envelope - que contém suco em pó adoçado e rende um litro. A expectativa da equipe de Paula Castellan, Diretora de Marketing do grupo 3 Corações, é que a participação atual dobre após a primeira fase da campanha.
Pedro Cardoso, reconhecido principalmente na figura de “Agostinho”, da série “A Grande Família”, foi a personalidade escolhida para ser o garoto-propaganda da marca, por sua simpatia junto ao público e por sua versatilidade, uma vez que seu papel na campanha deve destacar a preferência de todos por Frisco.
“Para a volta de Frisco, queríamos propor um grande grito para lembrar que a marca é forte e que está voltando com tudo, por isso a principal mensagem do filme é lembrar ao Brasil que ‘Refresco de Fruta é Frisco’. Além disso, queremos para a marca um tom extremamente bem humorado e divertido, por isso escolhemos o Pedro Cardoso como nosso novo embaixador”, comenta Paula Castellan.
O foco da campanha é a família – desde a mãe, compradora, até o marido e os filhos, que influenciam diretamente a escolha das marcas e dos sabores. E a intenção é falar com esses públicos também por meio de outra plataforma, como explica Daniel Campos, Gerente de Marketing de Refrescos: “Essa campanha também busca dar estatura para a marca iniciar um trabalho mais forte junto à área educacional no Brasil, ação iniciada no primeiro semestre com o patrocínio do quadro ‘Soletrando’, no ‘Caldeirão do Huck’”.
“Buscamos para esta campanha tudo o que pudesse trazer a maior quantidade de elementos lúdicos para a marca. A brincadeira do trava-língua, as cores, o próprio Pedro Cardoso e o bom humor na direção do filme demonstram isso. E tudo isso construído ao redor da marca, com o produto no centro da comunicação, que é fundamental para Frisco, que volta à mídia com toda a força para ocupar um lugar de destaque no seu segmento de atuação”, afirma Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara.
O filme de 30” estréia primeiramente em São Paulo e na região Nordeste, nos principais canais de TV aberta e a paga. No mês de janeiro, o “Trava-língua” toma as demais regiões do país e estará também nas principais salas de cinema. Além disso, foi criada uma grande campanha impressa, com anúncios de página simples para revistas e jornais, outdoors e painéis de metrô. Recebem ainda atenção redobrada nessa fase inicial ações nos pontos-de-venda e sampling. Especificamente para o Nordeste, a marca investiu num jingle que será veiculado nas principais rádios da região em ritmo de axé.
FICHA TÉCNICA CAMPANHA
Anunciante: 3 Corações
Produto: Frisco
Agência: Santa Clara
Título: Trava Língua
Criação: Fernando Campos e Theo Rocha
Direção de Criação: Fernando Campos, Murilo Lico, Carlos André Eyer e Theo Rocha
Planejamento: Ulisses Zamboni, Gonça Correa e Danilo Lima
Atendimento: Janaina Luna, Thiago Iusim e Michele Sibille
Mídia: Luciana Mariano, Fabio Succi e Patrícia Silva
RTV: Diego Villas Bôas
Produtora/filme: Prodigo Filmes
Produção Executiva: Francesco Civita
Direção de cena: Caito Ortiz, André Godoi, Vellas & Laga
Direção de Fotografia: Pedro Cardillo
Direção de Arte: Marcos Carvalheiro
Montador: Alexandre Boechat
Atendimento Produtora: Doralice Sander e Renata Correa
Finalização: Prodigo Filmes
Produtora de Som: Play it Again
Aprovação/Cliente: Paula Castellan, Daniel Campos, Gustavo Almeida e Cristiano Fonseca
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