23.8.11

Eduardo Kobra apresenta o projeto “Greenpincel” na Grécia

O Muralista e Grafiteiro Eduardo Kobra está em Atenas, na Grécia, a convite de Kiriakos Isofidis, um dos mais importantes pesquisadores da Street Art no mundo, com três livros sobre o Muralismo: Mural Art, 1, 2 e 3, publicados pela editora Carpe Diem, um dos principais grupos de arte de rua da Grécia, um dos livros traz uma matéria sobre Kobra. Com cerca de 35 metros de comprimento e 5 metros de altura, o Mural está sendo pintado em frente à Estação Pefkakia do metrô, em um bairro nobre de Atenas.



O mural, que leva o título “Evolução Desumana” é o primeiro do projeto “Greenpincel”, feito fora do Brasil. O “Greenpincel” tem como tema a preocupação em denunciar com a arte, a destruição da natureza pelo homem, suas intervenções no planeta e as terríveis consequências, como podemos ver nas palavras do artista:

“Todas as tragédias naturais que têm acontecido em nosso planeta mostram que proteger os animais e a natureza como um todo é também uma forma de protegermos o ser humano, decidi que já era hora de colocar este tema dentro do meu trabalho como artista”.

O mural “Evolução Desumana”, tem como referência na “Evolução das Espécies” de Charles Darwin, onde o artista tenta mostrar em uma visão própria a evolução do homem, ironicamente a obra foi alvo de vandalismo na semana passada, sofrendo pichações. Kobra está em Atenas acompanhado do artista Agnaldo Britto Pereira que integra a Equipe do Studio Kobra. O Mural começou a ser pintado no dia 3 de agosto e a previsão é de finalizar no dia 23 de agosto.

O Projeto “Greenpincel” foi lançado recentemente e já foram produzidos quatro murais na cidade de São Paulo: “Caça as Baleias", fica na Av. Domingos de Morais, em frente a estação Vila Mariana do Metrô e mostra o navio baleeiro japonês Yushin Maru; “Welcome to Amazônia”, na av. Rebouças, 167; o mural “CO2", na Rua Alvarenga, 2.400, junto a ponte Cidade Universitária e "Aquecimento Global" (Urso), na Rua Luiz Murat, em Pinheiros, em frente ao cemitério São Paulo.





Kobra vem recebendo vários convites para produzir seus murais no exterior, recentemente produziu o mural abaixo na França, onde pintou uma imagem que tem como tema os Imigrantes em Lyon, pois o muro fica no bairro Guillotiére, habitado por muitos imigrantes, o painel tem cerca de 17 metros de comprimento por 3,5 de altura. Kobra tem convites para intervenções artísticas, ainda este ano, na Holanda, Estados Unidos e México, além da China, em 2012



No mural abaixo, em Londres, no bairro de Camden Town, destaque na cena urbana londrina, a imagem foi produzida no muro da centenária casa de shows “Roundhouse”, onde já se apresentaram grande artistas internacionais, entre eles Mick Jagger. (Nesse mesmo muro antes havia uma pintura do lendário artista inglês Banksy).



Veja matéria no portal do artista: http://eduardokobra.com/?p=1116

Perfil do artista Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou os seus primeiros traços em 1987, junto com a segunda geração do grafite sob a influência do hip hop, mas inquieto de personalidade, logo foi aprimorando os seus traços e encontrou na aerografia a parceira ideal, para desenvolver a sua exclusiva forma de expressão. Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, com uma estética perfeita, pois são frutos de pesquisas detalhadas e contam com a parceria da visão técnica do arquiteto, urbanista e especialista em projeto e execução de trabalhos bi e tridimensionais para espaço público Márcio Rodrigues Luiz. Omo murlista

No muralismo sua grande referência é o artista mexicano Diego Rivera. Embora nunca tenha tido contato pessoal, um de seus principais mestres é o americano Eric Grohe, um artista plástico que faz da sua arte um meio de transformação. A dimensão, a perfeição e o realismo de seus murais confundem os olhos de quem observa, reduzindo a nada a diferença entre escultura e pintura. Os trabalhos de Kobra, muitos executados antes mesmo do contato com a arte de Grohe, trazem características semelhantes. O artista brasileiro já prestou serviço para empresas como Playcenter, Beto Carrero World, Coca Cola, Nestlé, Chevrolet, Ford, Roche, Jonnie Walker, Roche, Iodice, Carmim e para as agências The Marketing Store, Diageo, Agnelo Pacheco, além de ter trabalhado com o arquiteto Sig Bergamin para a Lê Lis Blanc.

Kobra é pioneiro da arte Anamorfismo ou 3D no Brasil, e tem como referência os artistas internacionais Julian Beever e Kurt Wenner, sua primeira intervenção na cidade de São Paulo foi a imagem de um Chevrolet antigo na Praça do Patriarca. A obra com cerca de 30 metros de largura por oito de comprimento, parecia apenas uma mancha no chão, mas sobre a perspectiva de um ponto a imagem so automóvel surgia real. Fez outros trabalhos com o apoio do Banco do Brasil: um na Capital federal comemorativo aos 50 anos de Brasília, outro na Av. Paulista em São Paulo prenunciando a Copa em 2014, e mais um no calçadão de Copacabana, onde uma piscina em 3D no chão anuncia as Olimpíadas em 2016.A arte de Kobra também encontra espaço em várias galerias, onde realizou exposições: Em São Paulo nas galerias André, Michelangelo, Pró Arte, expôs também na Galeria Romero Britto, onde realizou intervenções ao lado de Romero. Em 2009 uma de suas telas expostas foi exposta no Museu do Louvre numa coletiva de artistas brasileiros. Paralelamente, Kobra realiza trabalhos comerciais em espaços particulares como restaurantes, empresas, residências, etc.
Saiba mais sobre o artista do grafitti e muralista Eduardo Kobra:
www.eduardokobra.com / www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000226381354

Eduardo Kobra nas palavras do crítico de Arte e Curador Paulo Klein: “Kobra é o nome artístico de Carlos Eduardo Fernandes Leo (São Paulo, 1976), um expoente do que chamo de neo-vanguarda paulista. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop, e se espalha pela cidade. Com os desdobramentos, que a arte urbana ganhou em Sampa, ele derivou – com o Studio Kobra, criado nos anos 90 - para um muralismo original - inspirado nos pintores mexicanos e no design mural do norte-americano Eric Grohe -, beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Nesse caminho ele desenvolve o projeto Muros das Memórias, com pinturas cenográficas, algumas monumentais, realizadas em pontos estratégicos da capital paulista. Através delas recupera cenas antigas da cidade, mesclando-as, às vezes, a interferências atuais. O maior destes murais, com cerca de 1000 m2, foi realizado, em 2009, na Avenida 23 de Maio (junto ao viaduto Tutóia).

Paralelamente, Kobra prepara sua história pessoal, que passa pela pesquisa de materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos (desenvolvida por nomes internacionais, como Julian Beever e Kurt Wenner), além de reciclar, recriar momentos e formatos das histórias da Arte e das cidades”.

No comments: