16.8.11

Humor marca campanha do Festival El Ojo de Iberoamerica


A Santa Clara veicula uma nova etapa da campanha para a edição deste ano do Festival El Ojo de Iberoamerica. Após a ação de guerrilha com o filme “Cerveja El Ojo”, que usou como mídia o longlist do Film Lions do Festival de Cannes 2011, a agência mantém o conceito de tradução bem humorada para promover a premiação, que é exclusiva para a criação publicitária da América Latina, Espanha, Portugal e mercado latino dos Estados Unidos. As peças visam a atenção do mercado publicitário brasileiro e a realização de inscrições para o festival, que neste ano se encerram no dia 31 de agosto.

A ação contempla anúncios para mídia impressa e online com a reprodução de uma carta originalmente enviada pela organização do El Ojo de Iberoamerica para Donald Gunn, fundador do Gunn Report, convidando-o para o festival, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro em Buenos Aires, na Argentina. Mas a tradução livre dessa carta, do inglês para o português, dá origem a um texto repleto de gírias que, com certa “ginga malandra”, apresenta dados que reforçam a importância e a grandiosidade da premiação.

O anúncio impresso traz duas versões da carta: a original, em inglês, e a tradução em “bom português”, com o uso de gírias e expressões para enviar a mesma mensagem, mas com humor. Já as peças online têm divulgação dividida em duas etapas: uma primeira fase com a publicação da carta e, em um segundo momento, anúncio para a última semana de inscrições para o festival.

“Com a repercussão positiva do filme ‘Cerveja El Ojo’, a ideia foi continuar com a brincadeira de tradução livre, mas com jogo de palavras coloquiais que trazem o fator humor como atrativo e inesperado para a campanha”, afirma Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara.


Ficha Técnica
AGÊNCIA: Santa Clara
CLIENTE: El Ojo de Iberoamerica
PRODUTO: Festival El Ojo de Iberoamerica 2011
TÍTULO: Carta El Ojo
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Fernando Campos
REDAÇÃO: Raphael Quatrocci, Fernando Campos, Leo Avila e Caio Lekecinskas
DIREÇÃO DE ARTE: Ronaldo Tavares, Maso Heck e Thiago Grossi
ATENDIMENTO: Janaína Luna e Thibis Rebellato
PLANEJAMENTO: Ulisses Zamboni
APROVAÇÃO: Santiago Keller e Matias Keller


Sobre a Santa Clara
A Santa Clara foi fundada em maio de 2006 e conta com clientes de peso em sua carteira, como Matte Leão, Nebacetin, Café 3 Corações, Dona Benta, Petybon, Qualicorp Seguros, Eudora (Grupo Boticário) e Neosaldina. A agência tem 60 funcionários e três sócios: Jaime Greene (Conselheiro), Ulisses Zamboni (Presidente) e Fernando Campos (Sócio e Diretor de Criação). As principais características da Santa Clara são o trabalho estratégico para as marcas (baseado na integração total entre planejamento e criação) e a neutralidade em mídia, o que significa que a agência é capaz de planejar qualquer ponto de contato entre marcas e seus consumidores, dos mais tradicionais, como televisão e revista, aos mais contemporâneos, como digital e guerrilha.

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