30.7.10

Revista Arquitetura e Urbanismo aponta os 25 arquitetos dos próximos 25 anos

A revista AU – Arquitetura e Urbanismo, publicada pela Editora PINI, comemora 25 anos com um projeto inédito: selecionar 25 jovens arquitetos com até 40 anos de idade que, em 2035, terão um trabalho representativo da arquitetura brasileira. O objetivo é distinguir jovens profissionais com uma produção atual de destaque, que aponte para um crescimento nas próximas décadas.

Para selecionar os profissionais mais promissores, a redação de AU convidou cinco arquitetos, professores e críticos de arquitetura: Carlos Eduardo Comas, Claudia Estrela Porto, Fernando Lara, Mônica Junqueira de Camargo e Roberto Segre. Cada um forneceu a sua lista com os principais nomes de destaque. A tarefa da redação foi reunir os profissionais de maior pontuação para formatar a lista final. A maioria dos arquitetos está em São Paulo: 14. Do Rio de Janeiro vêm cinco arquitetos. Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão representados por dois escritórios cada. Pernambuco e a capital, Brasília, trazem um escritório cada para a lista.

A edição especial traz um perfil dos 25 arquitetos e escritórios selecionados, cinco projetos recentes assinados por jovens arquitetos da lista, além de uma entrevista especial com Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2006. Há também artigos sobre a nova geração de profissionais, sobre os programas paramétricos para desenvolvimento de projetos e as cidades inteligentes do futuro. De acordo com a área de Publicidade da Editora PINI, a edição atraiu a atenção de vários importantes anunciantes, proporcionando o melhor resultado publicitário da revista em 2010.

Lançada em 1985, no início da chamada Nova República, AU possui hoje uma tiragem mensal de 18 mil exemplares, com circulação a pagamento auditada pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação). Recebeu, entre outros prêmios internacionais, a Medalha de Prata da V Bienal de Arquitetura de Sófia, na Bulgária, em 1989, e Melhor Revista Latinoamericana de Arquitetura na X Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2005.

No comments: