18.8.10

Festival Colômbia na FAAP

O Festival Colômbia em São Paulo movimenta a cidade com ampla programação aberta ao público em diversos espaços culturais, entre eles a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), apoiadora do evento. Palestras, exibição de filmes, vídeos e fotografias, mostras de literatura e exposições integram o roteiro.

Na FAAP, as atividades começam amanhã, 19 de agosto, às 19h00, com um debate sobre “As Leis de Incentivo à Cultura no Brasil e na Colômbia”. Participam da palestra a produtora cultural Eva Laurenti e o cineasta Miguel Escobar. Em seguida, será exibido o filme “Maria Llena eres de Gracia”, de direção de Josua Marston, vencedor do prêmio Alfred Bauer. A protagonista, Catalina Sandino, foi a primeira colombiana a ser indicada ao Oscar, por seu papel no longa.

No dia 20 de agosto (sexta-feira), às 19h00, serão exibidos curtas-metragens de temas diversos produzidos numa parceria entre o Brasil e a Colômbia, além da exibição do longa-metragem “La Estratégia Del Caracol”, do diretor Sergio Cabrera. O filme foi um dos mais premiados do cinema colombiano.

O evento teve início no dia 11/08 e acontece até 12 de setembro. A programação completa e informações adicionais podem ser conferidas no site www.colombiaemsaopaulo.com.
Incentivando talentos

A graduação em Cinema da FAAP existe desde 1972. Muitos alunos passaram pelo curso e muitos deles se tornaram profissionais bem-sucedidos na produção de longas e curtas metragens, como Danilo Solferini, Beto Brant, Mara Mourão, Lais Bodansky e Esmir Filho. Atualmente, a Fundação é a maior produtora brasileira de curtas-metragens, uma vez que os alunos produzem o equivalente a dois longas por ano, ou seja, 80 latas de negativos nos formatos 35 e 16 milímetros.

Além disso, a Faculdade de Comunicação e Marketing se mobiliza para trazer nomes importantes do cinema nacional e internacional para que seus alunos tenham contato direto com as experiências de quem atua no mercado cinematográfico e o cotidiano que a área propõe para seus futuros cineastas. Nos últimos dois anos, passaram pelo campus atores e diretores de renome, como David Lynch, Win Wenders, Pablo Trapero, Liv Ulmann, Alina Marazzi, Maria de Medeiros e Luiz Villaça.

A FAAP também mantém parcerias com os mais importantes eventos brasileiros da área, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e a Mostra Internacional de Curtas-Metragens.

Festival Colômbia na FAAP
Datas: 19 e 20/08/2010
Horário: a partir das 19h00
Local: FAAP – Auditório 1
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: www.colombiaemsaopaulo.com.

No comments: