16.8.10

Mostra 3M de Arte Digital



Trabalhos autorais e desenvolvidos para grandes estúdios de cinema e TV, além de veículos internacionais, como New York Times, estão reunidos na exposição que será aberta com palestra do editor da Taschen, Julius Wiedemann

Driblar as fronteiras entre técnicas e suportes parece ser o traço distintivo da arte atual. Novas tecnologias se afirmam como meio de construção da visualidade contemporânea. Com o intuito de promover a expressão desta arte inovadora, a 3M do Brasil apresenta a Mostra 3M de Arte Digital, com produção da Elo3 e curadoria e consultoria da editora Zupi, no Centro Histórico Mackenzie, em São Paulo. Além da exposição, um ciclo de palestras inaugurado pelo editor da Taschen, Julius Wiedemann, (17 de agosto, às 19h) completa a programação.


Segundo Allan Szacher, criador da Zupi e curador da mostra, o objetivo do projeto é trazer ao público uma série de trabalhos, nos quais a inovação é o tema chave. Para tanto, selecionou dez artistas que têm o computador como plataforma de sua arte e que em sua maioria trabalham no mercado como freelancers, atuando também para grandes agências, estúdios e veículos de comunicação de todo o mundo.

Na mostra, cada um apresenta três trabalhos de arte gráfica digital, sejam eles autorais ou voltados ao mercado publicitário e editorial, que serão expostos em monitores LCD e computadores, fazendo jus ao caráter tecnológico da exposição. O público também poderá testar suas habilidades numa mesa digital analógica, plataforma inovadora que permite realizar ilustrações e digitalizá-las.



“Patrocinar a Mostra 3M de Arte Digital está em linha com o espírito de inovação 3M, uma empresa que privilegia a criatividade e o empreendedorismo, gerando 55 mil itens de produtos que se utilizam de 46 plataformas tecnológicas que dominamos”, comenta Luiz Eduardo Serafim, gerente de Marketing Corporativo da 3M do Brasil. “Algumas dessas tecnologias revolucionárias dialogam com a arte digital, e estarão presentes na Mostra, servindo de suporte para as criações como as telas de projeção Vikuititm , os microprojetores 3M, que trazem portabilidade e design para a projeção de imagens, e os adesivos Print 3M, que permitem a impressão das artes digitais, fotografias e outras imagens para personalizar notebooks e celulares”, completa Serafim.

A americana Molly Crabapple, considerada uma das principais ilustradoras da nova geração, é um dos destaques com suas ilustrações em estilo vitoriano e muitas vezes carregadas de temas burlescos. As cores quentes e os contornos bem delineados, muito presentes em suas ilustrações, lembram desenhos de história em quadrinhos. Outra presença internacional é Dan Goldman, autor e defensor dos webcomics, as histórias em quadrinhos criadas para a web. O quadrinista, que reside no Brasil desde o final de 2009, ganhou proeminência com Shooting War, história sobre um videoblogueiro que vira sensação após ser enviado para cobrir a guerra no Iraque. Entre as obras apresentadas por Dan, o público poderá conferir a caricatura do jornalista norte americano David Letterman, denominada “Devil in Letterman”.

Allan selecionou dois coletivos para a Mostra: O Animatório, criado em 2004, trabalha com as mais diversas técnicas de animação. Dentre as obras que o grupo apresenta está o motion criado em 2009 para a Anistia Internacional. Já o Nitroglicerina, dos diretores de arte Ariel Costa, Lucas Ribeiro e Rodrigo Angello, combina design gráfico e animação para o desenvolvimento de projetos de motion design. Atuando em diversas áreas, o grupo traz para a mostra três animações de grande sucesso no mercado publicitário. Uma peça criada para a o lançamento do seriado “Fringe”, da Warner Channel e as aberturas de “Planet Hulk”, criado para a Marvel Comics, e do “Programa A2”, novo quadro da apresentadora Penélope Nova, na MTV Brasil.

Jovens ilustradores e artistas gráficos brasileiros também integram a mostra. Entre eles, o mineiro Eduardo Recife, ilustrador que já trabalhou para o The New York Times, The Guardian, HBO, Warner e expôs em mostras de arte digital em vários países. Recife apresenta três ilustrações autorais que caracterizam seu trabalho. Já o gaúcho Everson Nazari, mais conhecido como Indio San, traz uma ilustração autoral, denominada “Febre”, além de duas feitas para o mercado publicitário. “Kiss”, criada em 2006 para a revista da MTV em homenagem ao dia do rock e “Terra sem lei”, feita em 2010 para a revista Rolling Stone.

Destaque também para o jovem designer Flávio Bernardes, que mantém o portfólio online “F de Flavio” e traz para a exposição três trabalhos autorais. No mercado, já atuou como designer gráfico de revistas voltadas a diversos públicos e atualmente trabalha como designer e ilustrador da Tilibra/MWV. Com um trabalho mais voltado para a programação digital (código), Dimitre Lima apresenta suas obras num computador. O designer traz para a mostra dois projetos criados para a MTV Brasil, além de uma programação feita para a Tramavirtual.

Com passagem pela renomada agência AlmapBBDO, o diretor de arte Nelson Balaban trabalha atualmente como freelancer para clientes como Coca-Cola, MTV e New York Times. Ele apresenta uma ilustração autoral, além de uma capa de catálogo criada para a Patric & Gum Début!, em 2009, e uma ilustração para o estilista Jefferson Kulig. Fechando a lista está o designer Raul Teodoro, que trabalha como diretor de arte e criação em plataformas digitais, como Flash. Desde 2001, o designer arrisca-se no universo dos webdesigners e da tecnologia e traz para a exposição três ilustrações autorais.

Paralelamente, Allan selecionou alguns nomes para realizar um ciclo de palestras sobre arte digital. Além de Julius Wiedemann, editor da Taschen, artistas como Molly Crabapple, Nelson Balaban, Índio e Flavio Bernardes estão entre os convidados.

Serviço
Exposição: 1ª Mostra 3M de Arte Digital
Palestra: 17 de agosto de 2010, às 19h.
Vagas limitadas, reserva pelo telefone 3841-2520
Abertura: 17 de agosto de 2010, às 19h (somente para convidados)
Visitação: 18 de agosto a 02 de outubro de 2010, segunda a sexta, das 09h às 19h. Abertura especial nos sábados 25.09 e 02.10, das 09h às 17h.
Patrocínio: 3M
Realização: Elo3 Integração Empresarial

Centro Histórico Mackenzie
Rua Itambé, 45 – Prédio 1, Higienópolis, São Paulo
Fone: 2114-8661

1 comment:

Anonymous said...

Hey very good website! Guy Stunning Remarkable I will bookmark your weblog and take the feeds also.

--------------------------------------------
my website is
http://howtobbq.org

Also welcome you!