4.10.10

Galeria Lakshmi inaugura no Rio com revival da Op Art


O movimento artístico conhecido como Op Art, ou Optical Art, surgiu nos anos 60 e teve seu marco histórico com a exposição “The Responsive Eye”, no MoMA, em 1965, e tem como principais referências nomes como Vitor Vasarely e Britgey Riley.

Para inaugurar seu espaço na Casa Shopping da Barra da Tijuca, no Rio, a galeria Lakshmi traz com exclusividade ao Brasil obras Optical Art do artista Chris Tucker, fazendo um revival desta arte que “simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo”.



Aos 62 anos, Tucker vive em Londres e é um discípulo fiel de Vasarely e Ridley, embora sua obra tenha um estilo multifacetado por diversas influências, não só de pintores, mas como de matemáticos e psicólogos. Usando a lógica da matemática em séries geométricas, trabalhando com cores e tons, o artista cria imagens tridimensionais que sugerem "movimentos" e profundidade, com a intenção de criar interrogações no observador sobre o que exatamente ele está observando.

Expondo pela primeira vez no Brasil pela galeria Lakshmi, Chris Tucker esteve recentemente no país e chamou atenção de grandes admiradores da Op Art, como o arquiteto Dalton Monteiro que selecionou a impactante obra “Blues”, uma trilogia de painéis giclées, para renovar a decoração do hall de entrada do hotel Golden Tower, em Pinheiros, São Paulo.



Para Chris Tucker, a Op Art ajuda as pessoas a observar o mundo. “É uma arte excitante. É estática, mas move-se. Tem a lógica da matemática, mas exala poesia. Obriga o observador a, no mínimo, questionar esse enxame de imagens hiper realistas a que estamos expostos na mídia, no cinema, na tv HD, nos jogos 3D e, claro, nas impecáveis belezas maquiadas na ponta do mouse”, ironiza.

A partir do mês de novembro, a Lakshmi apresenta obras exclusivas do artista em um ambiente voltado para diferentes manifestações de arte, mesclando estilos de outros tempos e contemporâneos.

Além de Tucker, a galeria representa Cris Conde, artista que cresceu entre mulheres e a arte, exprimindo em suas obras principalmente formas sensuais femininas. Para a galeria, Cris vai expor peças de aparelhos de jantar, vasos, telas e outros itens exclusivos que levam o seu traço peculiar. Com seu atelier em São Paulo, no Jardins, Cris Conde já teve um contato anterior com a cidade do Rio de Janeiro quando o Copacabana Palace a convidou para produzir uma coleção exclusiva em porcelana. Com arte toda feita em ouro e bico de pena, a artista criou desenhos feitos a partir de detalhes da construção e decoração do hotel.



Outra artista integrada ao espaço e que abusa da arte decorativa é Juanita Florida, que tem o dom de transformar móveis antigos em verdadeiras obras de arte. Sua criação exclusiva contempla um trabalho contemporâneo e divertido, onde o patchwork, cores determinantes e a mistura de texturas fazem parte da composição.

Unindo arte & decoração, a Lakshmi nasce com a proposta de levar artistas inovadores para dentro da casa das pessoas, desvendando talentos e disseminando cultura.

No comments: