12.9.11
Skol Litrão e Beto Barbosa mostram sucesso do retornável
"Você só paga pelo líquido, não pela garrafa". Essa é a mensagem central da nova campanha de embalagem retornável de 1 litro de Skol. Lançado em julho de 2008 pela marca líder de mercado, o Litrão caiu no gosto do consumidor brasileiro. Além de mais econômica para o público final e com menor impacto ambiental, a embalagem é ideal para o consumo de cerveja em casa e perfeita para ser partilhada com amigos em festas e churrascos.
Econômico, o Litrão oferece uma melhor relação custo benefício para os consumidores, pois terão mais produto por um preço menor. Soma-se a economia do Litrão, o menor impacto ambiental da embalagem. A cada 1 litro de retornável deixam de ser consumidas e descartadas no meio ambiente pelo menos três latas de alumínio. Além disso, há ainda a economia no consumo de energia elétrica utilizada para fabricar novos vasilhames, já que o vidro é 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes. Com a armazenagem correta, a garrafa pode retornar ao envasador até 30 vezes, mantendo a qualidade do produto. E hoje o Brasil, segundo dados da Sindicerv, possui um acervo de garrafas retornáveis de vidro com aproximadamente 5 bilhões de unidades em circulação.
Os canais-foco da venda do retornável são os supermercados e bares de bairro. Até por isso, a Skol investe há alguns anos em um ponto de venda diferenciado. Os Pit Stop são mini lojas com foco no retornável, que normalmente estão instalados na área externa dos supermercados para facilitar a compra e troca de embalagens. Hoje são 140 unidades espalhadas por todo o País.
Dupla de sucesso
E é justamente o Pit Stop que serve de cenário para a nova campanha de Skol retornável. O filme criado pela F/Nazca une dois sucessos: o cantor Beto Barbosa e a Skol Litrão. O músico, que se tornou um dos garotos-propaganda mais divertidos da marca, assume o posto de consumidor da embalagem de 1 litro no Pit Stop.
O filme faz uma brincadeira com produtos sendo trocados nos PDVs. Um locutor diz: "Se fossem azeitonas..." e aparece um homem com um vidrinho cheio de caroços de azeitona, que é trocado por um cheio de novas. O locutor novamente: "Se fosse uma galinha..." e um prato cheio de ossos é trocado por uma galinha viva. Mais uma vez, repete: "Se fosse um fim de namoro..." o chapéu de viking é trocado por lindas mulheres.
Quando chega a vez de Skol, a constatação: "Pelo menos com Skol Litrão já pode ser assim". Um homem mostra e entrega as garrafas vazias e as troca por duas cheias. Volta o locutor, que explica: "Skol Litrão no supermercado agora é muito mais economia. A garrafa vai vazia, volta cheia e você só paga pelo líquido, não paga pela garrafa. É a maneira mais econômica de comprar a sua Skol".
Para fechar, num Pit Stop Beto Barbosa faz suas trocas enquanto canta seu hit Adocica. O atendente faz um 'trocadilho' com as trocas. "Viu Beto Barbosa, será que não dá pra trocar a música, não?". De imediato Beto topa e começa a cantarolar seu outro sucesso: "Preta, fala pra mim, fala o que você sente por mim...". O filme é finalizado com a assinatura: "Skol Litrão. O jeito mais redondo de economizar".
Além do filme para a TV, a campanha inclui uma série de materiais para ponto de venda reforçando a economia gerada pela Litrão. Ações on line e merchandisings no Pânico na TV completam o plano de mídia.
Ficha técnica:
Cliente: Skol
Título: Se Fosse
Produto: Skol
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Fabio Fernandes / Bruno Oppido / Romero Cavalcanti
Rtvc: Regiani Pettinelli
Atendimento: Marcello Penna / Carmem Rodriguez / Christiano Bock / Rafael Lopes Pontes
Mídia: Lica Bueno / Francesca Picchi
Planejamento: José Porto / Utymo Oliveira / Guilherme Pasculli
Produtora de imagem: Pba Cinema
Direção: Felipe&Pancho
Dir. fotografia: Christian Cottet
Dir. pós-produção: Sebastian Lopez
Montador: Marcela Truglio
Produção executiva: Carolina Cordini / Nívio Alves De Souza
Produção: Victoria Piantini / Mayra Gama
Finalização: Cinecolor
Produtora de som: Raw Audio
Produtor: Hilton Raw E Fernando Forni
Locutor: Phil Miller
Aprovação/Cliente: Jorge Mastroizzi / Pedro Earp / Ricardo Marques
Postado por Paulo R. Lisboa às 7:35 AM
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