25.10.11

Exposição Baukultur "made in Germany" no CCSP

Com o tema Arquitetura para Todos - Construindo Cidadania, a 9ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura, que acontecerá em novembro em São Paulo, vem com algumas novidades. A primeira delas é que neste ano, o evento acontecerá na OCA (Parque do Ibirapuera) e envolverá também feiras de arquitetura nas ruas de São Paulo - com apresentação de projetos e maquetes - e no interior.

Outra novidade da edição é a grande representação da arquitetura alemã nesta edição da Bienal. Sob o lema Baukultur "made in Germany" (Cultura de Construção "Made in Germany"), a Câmara dos Arquitetos da Alemanha (BAK), por incumbência do Ministério de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, apresenta de 2 de novembro a 4 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo, vinte projetos de relevância internacional realizados por escritórios de arquitetura e engenharia da Alemanha.

Baukultur pode ser traduzido, em alemão, como "cultura da construção" e é um conceito que está ligado não somente à construção acabada, mas também ao processo de planejamento. Assim, os trabalhos apresentados consideram fortemente o critério da sustentabilidade da construção, qualidade de planejamento urbano e de engenharia, mas também projetos que propõem soluções para condições climáticas e de terreno específicas.

Além da exposição, acontecerá no dia 2 de novembro, das 15h às 19h, Centro Cultural São Paulo, o Seminário Baukultur "made in Germany", no qual três projetos elaborados por escritórios de arquitetura alemães serão comentados por arquitetos brasileiros, como Paulo Bruna e Eduardo Nobre. Os projetos são o IBA-DOCK, em Hamburgo (arquiteto Han Slawik), o alojamento estudantil da Vila Olímpica, em Munique (ARGE Werner Wirsing | bogevischs buero, hofmann ritzer architekten) e a galeria e prédio de ateliês da Brunnenstraße, em Berlim (arquiteto Arno Brandlhuber).

O IBA Dock, maior edifício flutuante da Alemanha, foi construído com tecnologias inovadoras de economia de energia e de construção, com utilização do sol e da água do Rio Elba para ganho de energia. O projeto é do Prof. Han Slawik, co-autor da publicação ContainerAtla: guia da arquitetura de contêineres e diretor de escritórios de arquitetura em Amsterdã e Hanover.

Composto por 800 apartamentos, o alojamento estudantil na Vila Olímpica de Munique (originalmente concebida para atletas por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1972) precisou de uma reforma, depois de mais de 30 anos. Já que a manutenção da construção original era inviável financeiramente, optou-se por uma renovação do alojamento estudantil de acordo com as normas criteriosas da lei da proteção ao patrimônio.

Localizado sobre os fundamentos de um projeto inacabado dos tempos pós-Reunificação, a Galeria e Atelier da Brunnenstraße, em Berlim, é uma construção incomum que integra as áreas de trabalho, exposição e residência, e cuja mescla de funções é excelentemente integrada ao ambiente vivo e urbano; as fachadas são quase que completamente revestidas por placas de policarbonato translúcidas - material de construção normalmente utilizado em estufas e jardins de inverno. Todos os andares do prédio foram propositalmente projetados de forma ampla e neutra. Pisos, paredes e tetos são de concreto sem reboco - revestimentos, painéis e rebocos não serão encontrados.

A exposição Baukultur "Made in Germany" (Cultura de Construção "Made in Germany)" é uma realização da 9ª Bienal de Arquitetura, Instituto de Arquitetos do Brasil, Ministério de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Câmara dos Arquitetos da Alemanha (BAK), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Goethe-Institut São Paulo, Centro Cultural São Paulo e Câmara dos Engenheiros da Alemanha.

Serviço
Exposição Baukultur "Made in Germany" (Cultura de Construção "Made in
Germany)"
2 de novembro a 4 de dezembro
Espaço Missão
terça a domingo, das 10h às 18h
entrada franca

Seminário Baukultur "Made in Germany"
2 de novembro, quarta, das 15h às 19h
Anexo da Sala Adoniran Barbosa
entrada franca

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Informações ao público: 11 3397 4002
www.centrocultural.sp.gov.br

No comments: