7.11.11

Mostra faz homenagem às vitimas do tsunami no Japão



Os japoneses radicados no Brasil Mitsue Hosoido, Yukata Toyota e Kazo Wakabayashi se reúnem na Galeria Sergio Caribé numa mostra em homenagem aos seus conterrâneos vítimas dos terremotos no Japão, ocorridos neste ano. São cerca de 50 obras divididas em telas, esculturas e artes em fibras, expostas de 11 a 26 de novembro.

Mitsue (63) apresenta sua Arte em Fibras com uma série de 13 trabalhos sob a técnica do macramé e também de cores criadas pelo tingimento próprio dos fios de lã, juta, sisal e algodão. As obras têm influência na arte indígena brasileira e de civilizações antigas como a dos Incas e Maias. Um fascínio pela dramaticidade, harmonia e beleza das cores que se manifestam nos fios, tecidos, plumárias entre outros objetos.

Wakabayashi (80) mostra 20 telas de variadas dimensões, com técnica mista (tinta acrílica e colagem), produzidas entre 2009 e 2011, sendo algumas inéditas. A colagem é feita utilizando um plástico produzido pelo próprio artista, a partir de cola branca sobre uma superfície de madeira. A cola quando totalmente seca, é retirada cuidadosamente da superfície onde foi despejada, em forma de uma película quase translúcida. Desta película é feita uma dobradura aplicada no quadro, recebendo sobre ela diversas camadas de tinta. Em todos os quadros é presente uma porção em relevo destas dobraduras e outra com desenhos figurativos em tinta acrílica.

Toyota (80) faz uso do aço inoxidável, alumínio, também muitos com fórmica, madeira e cores, em suas 20 esculturas cinéticas, sendo cinco inéditas. Seu trabalho de extrema precisão e formas harmônicas busca por meio da cinética e dos efeitos ópticos dos movimentos, criar novos mundos e novos pontos de vista, muitos ainda invisíveis a serem descobertos. Através dos espelhos de aço e formas inusitadas cria uma sinergia com o espectador provocando percepções inovadoras.

“A iniciativa desta mostra nos ocorreu após a catástrofe causada pelo terremoto seguido pelo tsunami , no Japão, no primeiro semestre deste ano” , revela Sergio Caribé. “Nossa intenção é fazer uma homenagem às vítimas da tragédia e à cultura japonesa. Para isso, convidamos três importantes artistas contemporâneos japoneses, de diferentes pontos do Japão, com grande representatividade nesses dois mercados ”, resume o galerista.

Serviço:
Mitsue , Toyota e Wakabayashi
Galeria Sergio Caribé
Exposição: de 11 a 26 de Novembro de 2011
Horários: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 19h / Sábado, das 10h às 17h.
Endereço: Rua João Lourenço, 79 – Vila Nova Conceição – (11) 3842 5135
Entrada Gratuita

No comments: