29.6.10

Instalação "Oceano Invadido"


Oceano Invadido é uma instalação imersiva que busca recriar um ambiente marinho em estado de desintegração. A exposição patrocinada pela Caixa Econômica Federal acontece de 17 de julho a 29 de agosto de 2010, no centro da cidade de São Paulo, com entrada gratuita.

Instalada no vão octogonal do mezanino da Caixa Cultural São Paulo (Sé), uma cobertura mecânico-cinética será construída em madeira, tubos de PVC e retalhos plásticos translúcidos reproduzindo a ondulação da superfície dos oceanos.

A escultura de uma enorme baleia Jubarte construída com arames e recobertas com retalhos plásticos flutua no centro do espaço térreo se misturando a anêmonas-plásticas convertidas em pufes para o público descansar e apreciar a instalação.

Por fim, uma projeção de vídeo sobre uma esfera mostrará, por meio de animações, o ciclo percorrido pelos dejetos plásticos nos oceanos e sua interferência no cotidiano dos seres humanos.

Curiosidades
Os oceanos ocupam 70% da superfície da Terra, mas até hoje se sabe muito pouco sobre a vida em suas regiões mais remotas.

Segundo estimativas de oceanógrafos, há ainda 2 milhões de espécies desconhecidas nas profundezas dos mares. Por ironia, as notícias mais frequentes produzidas pelas pesquisas científicas relatam não a descoberta de novos seres ou fronteiras marinhas, mas sim, a alarmante escalada das agressões infligidas aos oceanos pela ação humana. E dentre as diversas formas de agressão, a poluição através de resíduos plásticos se mostra uma das mais devastadoras.

O plástico, por suas características - durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração – causa um impacto de proporções globais e que se perpetua por gerações. Segundo o Programa Ambiental da ONU, existem 46.000 fragmentos de plástico para cada 2,5 km², tornando-o responsável por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos. E as principais vítimas são as diversas espécies de vida animal, entre répteis, pássaros, mamíferos e peixes.

A relevância deste tema torna obrigatória uma reflexão e uma mudança de atitude em relação ao uso do plástico no cotidiano, além de alterações profundas no sistema de descarte para embalagens plásticas. Governo, sociedade e ONG’s devem se unir em busca de políticas para a redução do uso e a implementação de programas de logística reversa.

SERVIÇO
Projeto de instalação ‘OCEANO INVADIDO’
Abertura para convidados e imprensa: dia 17 de julho de 2010, às 11h
Visitação: de 17 de julho a 29 de agosto de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

No comments: