29.6.10

Exposição destaca esculturas de Felicia Leirner


“A Natureza, pela Janela da Alma – Esculturas de Felicia Leirner” é o nome da exposição que o Palácio Boa Vista de Campos do Jordão exibe a partir de 7 de julho. A mostra, que fica em exposição até 15 de novembro, reúne uma série de obras de pequena dimensão produzidas por Felícia Leirner, nos anos 1980, além de uma sala especial com obras de Adolfo Leirner, Giselda Leirner, e Nelson Leirner. Para contextualizar o momento do início da produção artística de Felícia, estão expostas obras de Victor Brecheret, com quem Felícia tem as suas primeiras lições e forma a base do seu trabalho escultórico.

A curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, destaca que a exposição está dividida em três núcleos: o primeiro, composto por uma série de 16 esculturas de pássaros de pequena dimensão, que revelam a profunda ligação da artista com a natureza; no segundo núcleo, os três filhos da artista - Giselda, Nelson e Adolfo - prestam uma homenagem à mãe apresentando trabalhos em fotografia, instalação e pintura. E, no terceiro núcleo, textos poéticos e fotos que trazem associações da artista com o contexto de Campos do Jordão e o Museu Felícia Leirner, localizado nos jardins do auditório Claudio Santoro, que sedia o Festival de Inverno. Uma significativa coleção de obras continua, portanto, em Campos do Jordão, ao alcance do olhar do público, no Museu Felícia Leirner, cujo trabalho é fruto de sua longa convivência com a paisagem de Campos do Jordão.



A Mostra também conta a história dos primeiros concertos de Inverno que dão origem ao Festival de Inverno de Campos do Jordão Luis Arrobas Martins, por meio de recortes de jornais da época e fotos das apresentações. Além disso, estão expostos quadros e móveis do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, que constam das imagens da época (1970-76) .

A artista, que foi soprano lírica em Varsóvia, na Polônia, transformou Campos do Jordão em sua casa-atelier em um trabalho de mais de 20 anos. Mais tarde, foi convidada para produzir obras para o museu a céu aberto do auditório Cláudio Santoro, que passou a abrigar os Festivais de Inverno.



SERVIÇO
Avenida Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão/SP
de 4ª feira a domingo e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: 5,00 - Entrada Franca- Apenas para alunos de Escolas Públicas e Entidades Assistenciais (com autorização prévia) e Crianças até 10 anos.
Pagam Meia Entrada: Maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha
Agendamento: Telefone: (0XX12) 3662-1122
FAX: (0XX12) 3662-2966.

No comments: