20.7.10

24ª Mostra de Arte 2010 terá cerca de 100 artistas e 200 obras no Centro Brasileiro Britânico


Exposição mostrará trabalhos de artistas plásticos como Kenichi Kaneko, Cecília Braun, Katsunori Nishio, Yatiyo Yassuda, Shoko Suzuki e Luiz Carlos Albertini. A renda do evento será destinada para a Vida – Casa de Apoio da Granja Viana. A entrada é franca.

O Centro Brasileiro Britânico vai sediar a 24ª Mostra de Arte 2010. A exposição será realizada de 22 de julho a 22 de agosto e reunirá cerca de 100 artistas plásticos como Kenichi Kaneko, Cecília Braun, Katsunori Nishio, Shoko Suzuki, Yatiyo Yassuda e Luiz Carlos Albertini. Serão apresentadas aproximadamente 200 obras de arte entre pinturas, desenhos, esculturas, gravuras, cerâmicas e objetos em bronze. O evento tem apoio cultural da Cultura Inglesa e patrocínio da Secretaria da Cultura de Cotia e da editora MacMillan do Brasil.

Parte do valor arrecadado com a venda das obras será revertido para a Vida – Casa de Apoio da Granja Viana que, desde 1987, promove programas voltados para a população carente de Cotia nas áreas de saúde, reabilitação e prevenção de doenças, com base em educação. Até 22 de agosto, a exposição ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado, domingo e feriados, das 10 às 16 horas. Estacionamento R$ 10 (1a hora) e R$ 5 (2a hora). O Centro Brasileiro Britânico fica na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros. Entrada franca. Informações: telefones 3095-4466 ou pelo site www.culturainglesasp.com.br.

A iniciativa também tem o apoio da PixPrint, 2D, Alphagraphics, Tudo em Acrílico, Com-Art, Brasil em Foco, Revista Consulte, Gráfica Skygraf e Transportadora Expresso Global.

EXPOSIÇÃO
Neste ano, numa fase mais filosófica, Kenichi Kaneko participará com dois quadros que têm como tema a musicalidade das cores. Um deles, mais religioso, remete a lembranças de músicas sacras e o outro, mais livre e solto, à música profana. Kaneko é um dos remanescentes do Grupo Seibi, fundado nos anos 1930 por artistas japoneses como Tomie Ohtake e Manubu Mabe. Sua esposa, Mariko, apresentará duas telas da série “Cósmica”, em vários tons de azul e cinza.

Preocupada em apresentar novos temas na Mostra de Arte, Cecília Braun apresentará duas telas em técnica mista. Integrante do GASP – Grupo de Arte de São Paulo, que há 12 anos explora as várias possibilidades da pintura, a artista plástica mostrará quadros com pessoas negras pintadas em branco, sobre fundo preto. “As obras levam em conta apenas o aspecto estético, sem nenhuma conotação política”, comenta.

A bióloga formada pela USP – Universidade de São Paulo, Yatiyo Yassuda, ingressou no mundo das artes plásticas em 1998 com pinturas em acrílico sobre tela, com várias texturas. Realizou sua primeira exposição individual, “Universo Esférico”, em 2003, no Clube Alto de Pinheiros, e em 2008 participou da Semana de Arte e Cultura da USP. Nos últimos seis anos, integrou o grupo participante da Mostra de Arte. No evento de 2010, trará um díptico abstrato, resultado de vários experimentos.

A ceramista Shoko Suzuki exibirá dois pratos para decoração. Em continuidade ao trabalho que desenvolve, evidenciando sua ligação com o meio, as peças pertencem à série “Cosmos da Aldeia”.

Katsunori Nishio levará para o Centro Britânico duas telas tendo os cavalos como temas. Os quadros, muito coloridos, resultam de um novo estilo, adotado pelo artista plástica há três anos, quando trocou o hiperrealismo por uma linguagem própria.

Luiz Carlos Albertini já participou de várias exposições nacionais e internacionais em países como França, Estados Unidos e Inglaterra. O pintor, que desenvolve tanto trabalhos figurativos quanto abstratos, vai participar da Mostra de Arte com duas obras figurativas. Uma delas recebeu o nome de “Limoeiros”.

No comments: