11.8.10

Editora Infolio lança o livro Conexões de Ericson Straub e Marcelo Castilho



A Editora Infolio lança o livro Conexões de Ericson Straub e Marcelo Castilho, que reúne 24 cases de design gráfico, produto, moda, branding, ilustração e tipografia. Mais do que apresentação de projetos, a publicação reflete sobre a importância das experiências, da intuição e da metodologia nos desafios da criação.

Como se desenvolve o processo criativo dos designers? Existe mesmo um momento de inspiração, de ‘eureka’, ou tudo é resultado de um processo, de uma metodologia?


Tentando desvendar como a resolução de briefings e projetos vêm acontecendo na prática, a editora Infolio convidou 24 profissionais, entre eles Jair de Souza, Meira, Guto Lacaz, Crystian Cruz, Jum Nakao, Rico Lins, Samuel Abrantes, Osvaldo Miranda (Miran), Levi Girardi, Alfredo Ferné (Seragini, Farné e Guardado), Leonardo Araújo e Hugo Kovadloff (ambos do GAD’) para compartilharem os seus processos de “insights” a partir de trabalhos específicos.

Os cases compõem o livro Conexões, título que alude ao seu tema central, “como os designers conectam experiência, intuição e metodologia em seus processos”. Os convidados tiveram a oportunidade de descrever com suas próprias palavras quais ferramentas, pesquisa, conceitos e percepções foram importantes para gerar as soluções, e o resultado é uma amostra bem variada de referências.

Essa diversidade é acentuada pela participação dos argentinos Ronald Shakespear, Jorge Frascara, Norberto Chaves e Rubén Fontana, do alemão Adrianus Obers e do americano DJ Stout (Pentagram) agregando à publicação perspectivas e metodologias com um sotaques diferentes.

Os autores do livro, os designers Ericson Straub e Marcelo Castilho compartilharam também suas experiências. Straub apresenta o case da revista abcDesign, da qual é editor, enfatizando a sua formação e influência de seus mestres no seu processo de criação. Já Castilho, a partir de sua vivência com design automotivo, reforçou a importância da liberdade e até da pressão por resultados criativos.

O livro Conexões de forma alguma pretende ser uma passo a passo sobre como resolver projetos. Ele é, sim, uma reflexão sobre as diferentes formas de pensar – algumas mais regradas, outras mais instintivas –, e uma compilação de cases inspiradores nos quais é possível visualizar o raciocínio por trás da solução.

Se o design, em sua essência, trabalha com enxergar o problema, analisar as alternativas e selecionar a solução, pode-se afirmar também que há a possibilidade perigosa do designer cair no conforto do mesmo processo e referências. O livro Conexões tenta ajudar especialmente nisso, mostrando 24 olhares diferentes para o mesmo desfio: criar.


“Conexões. Como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos”
Autores: Ericson Straub e Marcelo Castilho
Textos introdutórios: Chico Homem de Melo e Marcos Meyer
Editora Infolio www.infolio.com.br
128 páginas
Ilustrado e colorido
ISBN 978-85-98450-11-7

Cases apresentados
Marcelo Castilho – Caio Millenium
Ericson Straub – Revista abcDesign
Adrianus Obers – Bobby Car Next Generation
Alessandro Tauchmann (Taste)– Identidade Festival Fip Foz
Carlos Meira – Ilustração Primavera/Verão
Crystian Cruz – Tipografia Brasilêro
DJ Stout (Pentagram)– Revista HOW
Guto Lacaz – Capa Anti-herói
Hugo Kovadloff, Luciano Deos e Paulo Gontijo (GAD’) – Identidade Quantiq
Jair de Souza – Núcleo Avançado de Educação
Jorge Frascara – Folhetos informativos para médicos
Jum Nakao – A Costura do Invisível
Leonardo Araújo (GAD’) – Exposição GAD’ Design. 20 formas de olhar
Levi Girardi (Questto Design) – Cuca (Computador portátil de baixo custo)
Lincoln Seragini, Alfredo Farné e Sergio Guardado – Identidade Octávio Café
Marcos Minini – Cartaz para peça Salomé
Marcos Sebben (Design Inverso) – Lavadora Wanke 90
Osvaldo “Miran” Miranda – Identidade Bienal
Norberto Chaves e Rafael Celda (I+C Consultores) – Identidade da cidade Rivas Vaciamadrid
Rico Lins – Exposição uma Gráfica de Fronteira
Ronald, Juan e Lorenzo Shakespear – Sinalização Bioparque Temaikén
Rubén Fontana –Identidade Lojas Full
Samuel Abrantes – Figurino para a peça “Palavras na Brisa Noturna”
Zé Henrique Rodrigues (Brainbox Design) – Identidade da Fantástica Loja de Chocolates

Sobre os autores
Ericson Straub é graduado em Design, pós-graduado em História da arte e mestre em Engenharia da Produção/UFSC. É Editor da revista abcDesign e coautor dos livros abc do Rendering e abc do Rendering Automotivo. Foi editor do livro Tide Hellmeister - Inquieta Colagem. Atua como Head-designer da StraubDesign, escritório que desenvolve projetos de Design Editorial, Identidade Visual, e Retail Design. É calígrafo e tipógrafo, tendo seus trabalhos publicados no livro “Latin American Graphic Design”. Leciona nos cursos de gradução e pós-graduação de Desenho Industrial na PUCPR e no curso de design da UNIFAE.

Marcelo Castilho é consultor em gestão da inovação. Possui mestrado em design automotivo pela Coventry University, Inglaterra, MBA em gestão de projetos pela FGV e participa do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral. É docente em cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUCPR e FAAP, além de coordenar o curso de MBA em Inovação da Sustentare Escola de Negócios. Possui 25 anos de experiência como especialista e gestor de design de veículos comerciais, com premiações no IF Hannover (Alemanha) IDEA Brasil e Brasil Faz Design, Castilho é membro do conselho editorial da revista abcDesign e coautor dos livros ABC do Rendering e ABC do Rendering Automotivo.

No comments: