26.10.10

Mostra inédita de Lucas Simões


O artista plástico Lucas Simões apresenta exposição individual inédita na Galeria Emma Thomas entre os dias 28 de outubro e 20 de novembro. A mostra “Desmanche” reúne fotografias e esculturas que procuram desconstruir conceitos e ideias relacionados à estruturação dos objetos e às relações sociais. O vernissage, aberto ao público, acontece no dia 27 de outubro, quarta-feira, a partir das 19h.

Lucas Simões, que representa uma nova geração de artistas brasileiros, apropria-se de fotografias e objetos cotidianos para criar desenhos, recortes, retalhos de imagens e superfícies espelhadas, que lhes dão novas interpretações.

O artista encontra no rosto humano um suporte expressivo para duas séries de trabalho. Cada obra da série “Dezretratos” é composta por 10 imagens de pessoas próximas a Simões que são desconstruídas por meio de recortes geométricos. Entre cada foto, há uma chapa de acrílico. A série “Dezmemórias” também reúne 10 retratos em cada peça, mas, neste caso, são pessoas recentemente apresentadas ao artista ou conhecidos com os quais ele perdeu o contato.

O artista propõe em “Dezretratos” e “Dezmemórias” a desconstrução das relações pessoais, ao mesmo tempo em que questiona o conhecimento sobre o outro. “Durante as sessões fotográficas, pedi às pessoas que escolhessem uma música para tocar nos meus fones de ouvido e que, durante o processo, me contassem um segredo”, revela Simões, que não ouviu, portanto, as confissões.

A série “Quase Cinema” propõe uma releitura de imagens banais produzidas por Simões que, ao serem justapostas, criam uma breve narrativa. Simões ainda intervém em revistas, livros e até mesmo no catálogo da 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006).

A Galeria Emma Thomas, das galeristas Juliana Freire e Flaviana Bernardo, e a Baró Galeria, da galerista Maria Baró, ocupam um galpão no bairro paulistano da Barra Funda. Apesar das duas galerias de arte contemporânea estarem no mesmo espaço, possuem curadorias distintas e desenvolvem propostas culturais independentes e, ao mesmo tempo, complementares. De 18 de setembro a 20 de novembro, a Baró Galeria exibe trabalhos de David Medalla, Adam Nankervis, Carlos Fajardo, Claudia Jaguaribe e dos Irmãos Campana.

SERVIÇO – EMMA THOMAS
Desmanche, de Lucas Simões
Abertura: 27 de outubro, às 18h
Período expositivo: 28 de outubro a 20 de novembro
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados, das 10h às 17h.
Local: Rua Barra Funda, 216 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-6489
E-mail: contato@emmathomas.com.br
www.emmathomas.com.br
Entrada gratuita
Censura Livre

No comments: