26.10.10

Lançamento “Taxi”, de Gustavo Duarte


Vencedor de dois prêmios HQMix, Gustavo Duarte apresenta a sua nova história em quadrinhos
Gustavo Duarte aprimora sua narrativa surreal com “Taxi”, segunda HQ publicada de forma independente.
A nova revista dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado com “CÓ!”, que marcou a entrada do cartunista no mercado nacional e internacional dos quadrinhos.

“CÓ!” conquistou o troféu da categoria Publicação Independente Edição Única, enquanto Gustavo foi premiado como Desenhista Revelação durante a 22ª edição do Troféu HQMix, considerado o principal prêmio da HQ brasileira.



“Taxi” segue o mesmo formato do primeiro quadrinho de Gustavo, com roteiro, desenho, direção de arte, edição e distribuição desenvolvidos exclusivamente pelo profissional, que acabou de voltar de Nova York (EUA). Lá, participou da NYCC (New York Comic Con). “A viagem foi interessante porque tive a chance de apresentar ‘Taxi’ aos leitores dos Estados Unidos e de outros países”, informa o quadrinista.



O Brasil também está na rota da revista – São Paulo é a primeira cidade a sediar a noite de autógrafos (veja o serviço abaixo). Bauru, Londrina, Rio de Janeiro (Rio Comicon) e João Pessoa são as próximas paradas de “Taxi”.

Gustavo avisa aos fãs que as vendas não ocorrerão apenas nos lançamentos. Várias lojas especializadas em quadrinhos terão a revista, que também será comercializada pelo blog do artista – www.gustavoduarte.com.br – a partir de 28 de outubro.

Sobre a história
Gustavo Duarte juntou duas das suas paixões em “Taxi”: desenho e jazz. Repleta de referências ligadas ao dia-a-dia do quadrinista, a HQ narra a trajetória de um jazzista em busca do case esquecido num bar (os frequentadores do São Cristóvão Bar, de São Paulo, irão identificá-lo com facilidade nas páginas da revista).
Gustavo adianta que há quatro participações especiais de jazzistas – todos, inclusive, estão vivos. “Já vi o show de todos eles. É uma forma de homenageá-los”, destaca.

A história de 32 páginas é apresentada em preto e branco e não tem nenhuma palavra – imagens narram com perfeição a noite surreal vivida pelo músico de jazz.

“Taxi” por Fábio Moon e Gabriel Bá
Na contracapa de “Taxi”, os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá apresentam a narrativa gráfica de Duarte aos leitores em três idiomas – português, espanhol e inglês.

“Das habilidosas mãos de Gustavo Duarte, nasce mais uma preciosidade dos quadrinhos. Sem afobamentos ou precipitações, esse novo trabalho inspira segurança, mostra um domínio crescente da narrativa gráfica e, o mais raro, arranca gargalhadas sinceras de qualquer um que folheie suas páginas. Os personagens, sempre muito bem escolhidos, delineados por um estilo elegante e preciso, transbordam carisma e carregam o leitor por toda a história. Um quadrinho exemplar contado somente com imagens e que, sem nenhuma palavra, diz tudo.”

Lançamento “Taxi”, de Gustavo Duarte
São Paulo
Quando: 27 de outubro, a partir das 20h
Onde: São Cristovão Bar (rua Aspicuelta, 533, Vila Madalena, São Paulo)
Telefone: (11) 3097 9904
Quanto: a entrada é gratuita; cada exemplar da HQ será vendida por R$ 10

Próximos Lançamentos
Bauru - 3 de novembro [ Templo Bar ]
Londrina - 5 de novembro [ Bar Valentino ]
Rio de Janeiro - 11 - 12 - 13 - 14 de novembro [ Rio Comicon ]
João Pessoa - 10 de dezembro [ Comic House ]

No comments: