5.10.11

Livro-eletrônico reúne perto de 300 artigos

Obra contempla, principalmente, as artes plásticas, cinema, literatura e música


Durante quase nove anos, entre janeiro de 2000 e junho de 2008, Omar Khouri redigiu, dominicalmente, textos para o semanário “O alfinete”, de Pirajuí (SP), sua terra natal. Professor de Semiótica, Teoria da Comunicação e Teoria e Crítica da Arte do Instituto de Artes (IA) da Unesp, Câmpus de São Paulo, Khouri agora disponibiliza esta produção na Internet, sob a forma de um livro-eletrônico. “São cerca de 300 artigos, e os temas vão das artes plásticas à poesia e do cinema à música, sempre escritos dentro do espírito professoral”, ele explica.

Batizado como “O livro das mil e uma coisas”, o volume contempla, de fato, um amplo espectro de assuntos e personagens. Estão lá, por exemplo, A Semana de Arte Moderna de 1922, a bossa nova, a censura na TV, a Bienal de São Paulo, o futebol e o haicai, forma poética japonesa. Entre os personagens, enfileiram-se nomes como os do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), do pintor francês Marcel Duchamp (1887-1968), do poeta pernambucano João Cabral de Mello Neto (1920-1996), do escritor e tradutor curitibano Paulo Leminski (1944-1989) e do músico Arnaldo Antunes (1960).

Tarsila, a campeã

Graças a um programa de localização disponível no livro, é possível saber, em segundos, por exemplo, quantas vezes (e onde) aparecem determinados nomes ou expressões. “Tarsila do Amaral é a campeã, com mais de 300 aparições”, lembra Khouri.

A idéia de colocar o livro na Internet nasceu, segundo o autor, porque os temas permanecem atuais e muitas das questões ali abordadas são recorrentes em sala de aula. “Dou aulas no IA desde 1997, e lecionei na Faap durante 11 anos”, enumera. “E, como nos textos eu nunca perdi de vista o caráter didático, eles têm sido de grande valia para os alunos”.

“O livro das mil e uma coisas” pode ser acessado integralmente em www.nomuque.net

No comments: