14.3.11

Mostra “DOBRADIÇA” traz a obra de Cholito e Ana Almeida


A loja de arte Arterix lança amanhã, 15 de março, a segunda fase do projeto DOBRADIÇA - Ciclo de exposições de fotografia contemporânea brasileira. A proposta é apresentar um panorama da produção de fotógrafos nacionais que, por meio da experimentação, alavancam a fotografia como uma das linguagens mais vibrantes dentro do circuito da arte contemporânea.

Selecionados pelo curador Eder Chiodetto, dez artistas exibirão seus trabalhos em um ciclo de cinco mostras que acontecerão ao longo de um ano, cada uma com um par de artistas. Como o próprio título sugere, a idéia é conectar duas partes, reunir no mesmo espaço dois artistas de forma a criar uma tensão poética e um diálogo entre as obras. Ao mesmo tempo, a dobradiça sugere a conexão entre dois tempos: no caso, o projeto modernista de buscar a autonomia da fotografia e o momento contemporâneo, em que tais premissas foram retomadas em meio a uma nova forma de se pensar e criar imagens.



Na primeira mostra, os artistas escolhidos foram Julia Kater e Diego Kuffer, que trouxeram como característica comum a exploração de recortes e texturas. Agora é a vez de Cholito e Ana Almeida, que mesclam escultura e fotografia com sobreposições inusitadas, bom humor e referências ao corpo.



O trabalho do Cholito começou em 2002 com a série “Cabeças em Andamento” (sequência de cabeças pegando fogo). O artista cursou agronomia na Universidade Federal de Viçosa e abandonou o curso para trabalhar com cinema no Rio. Essa faculdade o inspirou na questão ambiental e é por isso que Cholito usa elementos descartados pelo homem, como base para alguns de seus trabalhos. Sua intenção é questionar a letargia humana, que se volta para o consumo, sem exercer a criatividade e a coletividade.

O artista monta sua obra com peças como manequins de loja, sucateados e abandonados. Em seguida, fotografa a escultura. As imagens muitas vezes ganham as ruas de São Paulo em total anonimato, fixadas em muros, pontes ou postes. O contato com a cidade foi decisivo para o artista, que aprendeu a olhar São Paulo de maneira bem mais próxima, sentindo na pele, o imenso vazio dos espaços coletivos, durante a madrugada. Ao amanhecer, sua obra cria vida própria, mesmo que por um curto espaço de tempo.

Ana Almeida, assim como Cholito, inicia a sua obra com a escultura. A artista dá forma a criaturas estofadas, amarradas e costuradas com materiais como tecido, manta acrílica, elástico, etc. As obras migram para a fotografia com colagens e sobreposições em fotos antigas, as mais simples, que contam histórias cotidianas, na série “Quando fui outro” (baseada no texto de Fernando Pessoa).

A mesma técnica está presente nas fotos “Cabeça de Vento”, com hélices sobrepostas às cabeças de personagens flutuantes.

Ana Almeida vive e trabalha em Campinas, SP. Cursou “Fotografia - Pensamento Visual”, com Marcia Xavier, no Instituto Tomie Ohtake e Ensaio Fotografico, com o curador de Dobradiça, Eder Chiodetto, no MAM-SP. Entre suas exposições recentes, destaque para “Quando fui outro”, no Ybakatu Espaço de Arte, em Curitiba, e “E, agora viajantes?”, no Tote Espaço Cultural, em Campinas.

“Dobradiça” representa um novo momento para a Arterix. A loja, que já abriga um acervo considerável de arte, passa a ocupar uma posição importante no cenário cultural da cidade. Para o proprietário da Arterix, Marcos Sancovsky, “Dobradiça marca um momento de mudança no conceito da Arterix, no qual o espaço passa a investir numa linha curatorial mais focada, revelando novos artistas e, ao mesmo tempo, criando com as exposições um lugar para reflexão sobre os caminhos da arte no geral e da fotografia em particular. Desta forma estaremos ajudando na formação de novos colecionadores e não apenas oferecendo peças isoladas para suas coleções”, diz.



Sobre o curador – Eder Chiodetto é jornalista, crítico e curador do Clube de Fotografia do MAM-SP. Atuou como editor e crítico de fotografia do jornal Folha de S.Paulo por 13 anos. Em seu currículo de curador constam importantes exposições tais como “Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo” (Sesc Pinheiros, 2009), “Olhar e Fingir: Fotografias da Coleção Auer” (MAM-SP, 2009) e “A Invenção de um Mundo: fotografias da Maison Européenne de la Photographie” (Itaú Cultural, 2009). Em 2009 foi eleito o melhor curador de fotografia do Brasil pela revista Clix/ Fotosite.

Sobre a Arterix – Inaugurada em 2009, a loja de arte traz um apanhado de obras, mobiliário e objetos de decoração assinados por artistas contemporâneos, sejam nomes consagrados ou novos talentos. Todas as peças são únicas e garimpadas pelo proprietário Marcos Sancovsky, cujo olhar apurado possibilita uma mistura equilibrada de peças que vão de 1920 a 1970 com novos artistas.

Dobradiça – Ciclo de Exposições de Fotografia Contemporânea Brasileira
Curadoria: Eder Chiodetto
Artistas: Cholito e Ana Almeida
De 15/03 a 30/04, de seg. a sex., das 10h às 20. sáb., das 10h às 18h30. Fechado aos domingos.
Local: Arterix – Pç. Benedito Calixto, 103, Pinheiros.
Tel.: 3086-0784
Entrada Gratuita

No comments: