14.3.11

Produtora mais premiada da América Latina em 2010 inicia operações no Brasil


A produtora mais premiada da América Latina em 2010 inicia operações no Brasil. Trata-se da PBA Cinema, empresa originária da produtora argentina Primo Buenos Aires, que entra no mercado brasileiro para a produção de filmes publicitários. A PBA Cinema passa a oferecer aqui os serviços de alguns dos mais talentosos e renomados diretores de cena das Américas, como as duplas Nico & Martín e Felipe & Pancho, além dos diretores Luis Mermet, Santi Elias e Jonathan Gurvit. Nivio Alves de Souza e Mayra Gama (ambos ex- Tamborim Filmes) são os produtores executivos.

Ao mesmo tempo em que ingressa no disputado mercado brasileiro de produção publicitária, a PBA Cinema anuncia reforços em seu time de diretores de cena, com a contratação de Santiago Elias, que era da portenha Ursula Filmes, e Jonathan Gurvit, ex-head of art e diretor geral de criação da Ogilvy Argentina, que passou a dirigir comerciais faz pouco tempo mas já conquistou um Leão de Bronze com o filme “Hair Conditioner” no Festival de Cannes 2010.

“Estamos colocando todo o nosso time de diretores de cena à disposição do mercado brasileiro. Além disso, passamos a oferecer nossos serviços para agências e anunciantes do mundo todo, para produções que podem ser realizadas no Brasil ou na Argentina”, afirma Nico Perez Veiga, sócio e diretor de cena da PBA.

“Empresas de produção brasileiras e argentinas tem aproximado suas operações e muitas associações estão acontecendo. Mas a PBA Cinema entra no Brasil posicionando-se entre as mais cuidadosas e bem capacitadas produtoras da América Latina”, diz Martín Kalina, que também é sócio e diretor da empresa. A meta, afirmam ambos os diretores, é fazer a PBA Cinema filmar para os principais anunciantes e agências brasileiros, assim como já faz na publicidade argentina.

“A PBA Cinema irá agregar qualidade à produção de comerciais na publicidade brasileira e isso poderá ser revertido em mais prêmios para a criação nacional”, diz Nivio. “Queremos imprimir no Brasil a mesma qualidade que temos registrado nas produções da PBA na Argentina”, completa. Inaugurada no mês de maio de 2008, a PBA já ganhou mais de 100 prêmios com os filmes que produziu.













Somente em 2010 ela conquistou um Grand Prix e dois Leões de Bronze no Festival de Cannes, um Grand Prix no Wave Festival in Rio e foi a 23ª produtora mais premiada do mundo segundo o relatório Gunn Report, que também colocou a dupla Felipe & Pancho em 13º lugar no ranking de melhores diretores de comerciais do mundo, além de ter incluído dois filmes da PBA entre os Top 30 do ano passado: “Duetos”, para a cerveja Norte (em 5º lugar); e “Inflatables”, para Renault (em 30º lugar). Seu desempenho em festivais no ano passado a eleva à categoria de produtora mais premiada da América Latina no período.

Além de Cannes e Wave, a PBA ganhou diversos prêmios em festivais internacionais, como Clio, Fiap, Hispanic Creative Advertisin Awards, El Ojo de Iberoamerica e Golden Award Montreaux. Também coleciona troféus em todas as premiações publicitárias da Argentina, como Lápiz de Platina, San Sebastian, Martín Fierro e El Diente (do CCA - Circulo de Creativos Argentinos).

Os principais prêmios da PBA
Confira abaixo a lista com os prêmios conquistados pela PBA em seus dois anos e meio de atuação.
2008 – Ouro no London International Awards com o filme “Inflables”, para Renault
2009 e 2010 – Melhor Produtora no El Ojo de Iberoamérica
2009 e 2010 – Melhor Diretor no El Ojo de Iberoamérica, para Nico & Martín
2009 – Leão de Prata em Cannes, para o filme “Milionário”, da cerveja Norte 2010 – Grand Prix no Festival de Cannes, com “Teletransporter”, para Andes
2010 – Dois Leões de Bronze no Festival de Cannes para o trabalho “Chocolatômetro”, para Cadbury
2010 – Ouro na categoria Innovative do Clio Awards, com “Teletransporter”, para Andes
2010 – Grand Prix do Wave Festival in Rio, com “Chocolatômetro”, para Cadbury
2010 – Melhor Produtora no festival de San Sebastian

No comments: