23.11.11

Exposição illumiNAÇÕES em cartaz Panamericana


Nomes importantes da fotografia, das artes plásticas e do design, como Arnaldo Pappalardo, Cláudio Tozzi e Enrique Lipszyc, se uniram na curadoria da Exposição illumiNações, mostra inspirada na Bienal de Veneza e idealizada pela Panamericana Escola de Arte e Design, em cartaz até o dia 10 de dezembro nas duas unidades da Panamericana em São Paulo – Avenida Angélica, nº 1900 e Rua Groenlândia, nº77.
O evento apresenta trabalhos multidisciplinares de 60 alunos da instituição, executados em formatos diversos que promovem uma reflexão sobre o mundo atual e seus antagonismos: globalizado, alienado, desigual, belo, avançado, racional e emotivo, objetivando a expressão artística autoral e universal, a arte como meio de comunicação de todas as nações.

A proposta, inovadora, foi a de um evento completamente aberto, sem preconceitos, que levasse a experimentações irrestritas para abordar temas contemporâneos. A mostra é dividida em dois espaços. Na unidade da Angélica, os visitantes têm a oportunidade de apreciar os trabalhos selecionados na área de fotografia, enquanto na unidade da Groenlândia, podem ver obras de artes plásticas em diversos tamanhos e formatos.

Os trabalhos dos artistas podem ser vistos em painéis, telas, computadores e em instalações artísticas espalhadas pelo local. Ilustrações, pinturas, colagens, esculturas, performances, maquetes, vídeos, motion graphics, fotografias, entre outros, fazem parte dos meios escolhidos pelos artistas para expressarem sua compreensão sobre o tema. O evento é aberto ao público.
Bastidores

Foram necessários cerca de seis meses para desenvolver esta grande mostra. Para chegar aos trabalhos selecionados, foram mobilizados professores, representantes da diretoria e profissionais convidados, caso dos membros do Comitê de Notáveis da Panamericana Cláudio Tozzi, Enrique Lipszyc, Arnaldo Pappalardo, além da psicanalista Andréa Naccache, especialista em Ética, Inovação e Design.

O aspecto inovador da curadoria esteve na discussão e troca de informações entre profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, em todas as obras que serão apresentadas ao público. Dessa forma, a liberdade artística foi levada também para o âmbito da escolha dos trabalhos, evitando, mesmo que involuntariamente, qualquer cerceamento ou imposição de valores.

Em aproximadamente dez encontros de longa duração, Notáveis e membros da Escola transformaram suas visões sobre a arte ali colocada à prova e, mesmo que temporariamente, criaram uma experimentação de critérios, colocando seus olhares em discussão entre os pares para o surgimento de um novo conceito, que agora poderá ser visto em suas inúmeras facetas na Exposição illumiNAÇÕES.

Exposição illumiNAÇÕES
Grátis!
Fotografia
Data: até 10 de dezembro
Endereço: Avenida Angélica, 1900, Higienópolis
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.
Artes Plásticas
Data: até 10 de dezembro
Endereço: Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.

No comments: