1.11.11

Exposição Prêmios do Design Nórdico reúne os melhores trabalhos do design escandinavo



De 8 de novembro a 15 de janeiro, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura, recebe a exposição Prêmios do Design Nórdico, que integra o programa oficial do Helsinki World Design Capital 2012, ano em que a cidade de Helsinque será a capital mundial do design. Os visitantes poderão conferir como as diferentes vertentes adotadas nos trabalhos da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia se manifestam através de profissionais que, nos anos recentes, foram agraciados com 12 dos mais prestigiados prêmios desses países.

Prêmios do Design Nórdico integra a Invasão Nórdica, uma série de eventos dedicados à cultura dos países escandinavos, em várias cidades do Estado de São Paulo, em iniciativa das embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e do Instituto Cultural da Dinamarca. A mostra foi viabilizada pela lei de incentivo estadual como parte do Proac, Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
 

O curador Kari Korkman, fundador e diretor da Semana de Design de Helsinque, fará uma visita guiada na abertura, no dia 7 de novembro, às 19h30. Segundo ele, a seleção de 16 paineis e 18 objetos representa os atributos tradicionais associados ao design nórdico: simplicidade, minimalismo, funcionalidade e preço acessível. "Contudo, novas características surgiram", diz ele. "O processo do design mudou um pouco, do designer individual para a equipe de design. A inovação contínua não é mais um processo de uma só pessoa, já que exige ampla variedade de habilidades profissionais". Entre os objetos selecionados estão um capacete ciclístico com air bag, um boneco simulador neonatal, um perfume, caixas de som, fones de ouvido, um aspirador de pó e um cobertor que funciona como roupa.
Também será realizado no Museu da Casa Brasileira um seminário sobre design contemporâneo, no dia 29 de novembro, com a presença dos designers Ewa Cumlin, diretora da Svensk Form (Swedish Society of Crafts and Design), e do norueguês Torbjørn Anderssen, do escritório Anderssen & Voll, e da jornalista Adélia Borges. Seminário e mostra ocorrem no âmbito das comemorações de 25 anos do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Kari Korkman dará uma palestra, no dia 8 de novembro, sobre a semana e o conceito do The World Design Capital, na loja Scandinavia Designs.





Exposição Prêmios do Design Nórdico
evento oficial do Helsinki World Design Capital 2012
abertura: 7 de novembro, às 19h30 – entrada gratuita
com apresentação do músico norueguês Kenneth Ishak
visitação: de 8 de novembro a 15 janeiro

No comments: