1.11.11

Thales Leite expõe Veús na 3ª Mostra do Programa de Exposições 2011 do CCSP


Série de imagens que revela as transformações dos espaços urbanos, a mostra fotográfica “Véus”, do carioca Thales Leite poderá ser vista durante a 3ª Mostra do Programa de Exposições 2011 do Centro Cultural São Paulo (CCSP), entre os dias 05 de novembro e 29 de janeiro, na Capital. São 15 fotografias e um políptico de seis imagens, que abordam as linhas, os padrões e as estruturas das redes de contenção de edifícios em obras, explorando questões da passagem do tempo e da ocupação dos espaços.

Ao se lançar um olhar mais atento sobre as imagens de Véus, porém, nota-se a ausência de pessoas, cores ou referências que identifiquem os prédios ou os lugares. Isto porque, para o artista, mais importante do que a identificação da construção é a descoberta do momento transitório. Thales ignora escalas e perspectivas arquitetônicas, utilizando do alto contraste para compor imagens que são a representação dessas efêmeras e monumentais esculturas urbanas.



As fotografias, que passam um caráter vagante e casual, são resultado de pesquisa, iniciada em 2009, das estruturas poéticas nas áreas metropolitanas, onde a arquitetura adquire por meio das fotografias caráter escultórico.

Para o pesquisador e arte-educador Cayo Honorato, as fotografias do artista possuem uma redução compositiva que faz com que as fachadas tomem o lugar de estruturas e que o necessário se torne ornamento. “Elas não se interessam por diferenciar os desejos concretos de renovação dos de preservação. Ao mesmo tempo em que emprestam à arquitetura certa solenidade atemporal, exibem-na com algum encanto por meio do que move e muda, como se meditasse na vida e morte das formas, na beatitude da luz, no presságio das sombras”, afirma.

Já sob a perspectiva da arquiteta e urbanista Elisabete Reis, o olhar diferenciado ao capturar cenas cotidianas é o que mais chama a atenção na exposição. Em sua leitura, ao valorizar as possíveis insinuações das existências arquitetônicas, seus rastros e restos, Thales instiga o olhar do observador até uma sensibilidade sutil da cidade em suas inumeráveis possibilidades de interpretação.

A série “Véus” foi selecionada, entre mais de 380 trabalhos inscritos para realizar uma exposição individual em espaço coletivo no Centro Cultural São Paulo. Assim como Thales Leite, outros 17 artistas foram escolhidos pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP para participarem, ao longo do ano, do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, que chega em 2011 a sua 22ª edição.



Trajetória
Thales Leite nasceu em 1979 na cidade do Rio de Janeiro, Graduado em Cinema na Universidade Federal Fluminense, iniciou em fotografia em 1995 como aprendiz de J. R. Ripper. Trabalhou como assistente do artista visual Marcos Bonisson e dos fotógrafos Alexandre Sant'Anna, Bruno Veiga e Sergio Pagano.

A partir de 2007 começa a expor em coletivas, como na FotoRio (2007), Woolo Art Galery Berlin (2007), SP Arte (2008) e 12ª Semana de Forografia do Museum de Artes de Ribeirão Preto (2009). Em 2009, apresenta sua primeira individual em nova edição do FotoRio. No ano de 2010 expõe seu trabalho em mostra individual durante o Paraty em Foco 2010. Já em 2011, a sua série Véus foi apresentada em uma individual no Centro Cultural Justiça Federal, como curadoria de Marcelo Campos e na coletiva Conexão FotoRio na H.A.P Galeria, como parte do FotoRio 2011 e em novembro estará em uma outra individual no Centro Cultural São Paulo, no programa de artes visuais de 2011.

Além das pesquisas no campo das artes visuais, segue trabalhando como consultor de diversos artistas plásticos que buscam se expressar em mídias digitais e também como fotógrafo freelancer. Seus mais recentes trabalhos estão presente na coleção de diversos colecionadores particulares. Thales Leite é representado pela H.A.P. Galeria.

Sobre o Programa de exposições
Por seus 22 anos de existência, o Programa de Exposições do CCSP figura entre as atividades institucionais periódicas mais tradicionais do ambiente cultural brasileiro. A iniciativa apresenta o trabalho de artistas em início de trajetória profissional - inscritos em edital publicado anualmente e selecionados por uma comissão julgadora diferente a cada edição, sempre ao lado da produção recente de nomes cuja obra esteja em curso há pelo menos uma década.

Serviço
THALES LEITE – “VÉUS”
III Mostra do Programa de Exposições 2011
De 05 de novembro a 29 de janeiro
Local: Centro Cultural São Paulo - CCSP
Endereço: Rua Vergueiro 1000 - Paraíso - São Paulo
Tel.:(11) 3397-4002
Horários: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h
Entrada Franca

No comments: