1.11.11

Museu da Casa Brasileira apresenta Design Gráfico Holandês – Trabalhos Recentes no dia 3 de novembro

Como parte da programação especial das comemorações do 25ª Prêmio Design MCB, a instituição promove palestra gratuita com a participação de três proeminentes designers holandeses para falar do momento atual da produção gráfica em seu país e apresentação de seus trabalhos


Reconhecido internacionalmente a partir da década de 1990 por meio de empresas consagradas como Droog e Mooi e da reconhecida designer Hella Jongerius, o design holandês contemporâneo será tema da palestra Design Gráfico Holandês – Trabalhos Recentes, no dia 3 de novembro, no Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Realizado pelo Consulado da Holanda em São Paulo e pela Central de Cultura – Mondriaan Foundation, o evento apresentará o trabalho de três proeminentes holandeses: Nikki Gonnissen, do estúdio Thonik, Karen van de Kraats e Richard van der Laken, do escritório De Designpolitie, e será voltado para profissionais, professores, estudantes da área e interessados no tema.

Os palestrantes mostram trabalhos representativos do atual cenário do design gráfico holandês, muitas vezes caracterizado como experimental, inovador e bem-humorado. A noite será composta pela exposição dos três profissionais e terminará com uma sessão de perguntas e respostas, com a participação da plateia.


SOBRE OS PALESTRANTES
Nikki Gonnissen, do Thonik, um dos escritórios de design mais conhecidos na Holanda, especialmente pelos trabalhos desenvolvido para o Partido Socialista Holandês, para o município de Amsterdã e para o Museu Boijmans van Beuningen. O Thonik já viajou o mundo, apresentando seu trabalho na China e no Japão.

Karen van de Kraats trabalha para diversos clientes culturais e comerciais. Suas peças se distinguem pelos impressos conceituais e tipográficos e pela procura por soluções inovadoras na estruturação e na organização do conteúdo. O resultado final de seus trabalhos destaca a relação entre forma e conteúdo, apresentando também o atrito entre o caos e a ordem. Materiais, cor e tipografia desempenham um papel importante neste processo.

Richard van der Laken, da De Designpolitie, escritório conhecido pelos trabalhos para o Partido Liberal político holandês, para a Zoo Artis e para a Escola de Artes de Utrecht. De Designpolitie também organiza um simpósio internacional anual sobre a dimensão social dos projetos chamado O design pode fazer!. O estúdio teve trabalhos apresentados em plataformas internacionais, bem como em uma grande apresentação no Yatra Design em Mumbai, na Índia.


SOBRE O 25º PRÊMIO DESIGN MCB
Em 1986, pouca gente sabia o que era ou dava importância ao design. Com a postura visionária, o publicitário Roberto Duailibi, então à frente do Museu da Casa Brasileira, resolveu instituir um prêmio para incentivar a área. Em sua 25ª edição, o Prêmio Design MCB é realizado pela Secretaria do Estado de Cultura através do Museu da Casa Brasileira e consolidou-se como referência no segmento e selo de qualidade para os profissionais premiados e selecionados.

Para celebrar os 25 anos da premiação, o MCB promove agenda paralela de exposições especiais e palestras sobre o tema:

7/nov | 19h30 – Abertura da Exposição “Prêmios do Design Nórdico”
Uma seleção de fotos e produtos representativos do cenário nórdico contemporâneo dos vencedores das mais importantes premiações da Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia. Na abertura, às 19h30, o curador Kari Korkman, presidente da “Semana de Design de Helsinque”, fará uma visita guiada.

29/11 | 19h30 – Palestra “Prêmios do Design Nórdico”
Jan Stavik, diretor do Conselho de Design Norueguês, e Ewa Kumlin, diretora do Svenk Form – associação sueca – trazem discussões sobre a produção nórdica atual e a importância de suas premiações.


SERVIÇO
Palestra Design Gráfico Holandês – Trabalhos recentes
Local: Museu da Casa Brasileira
Data: 03 de novembro, às 19h30.
Ingresso: Grátis

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Contato: (11) 3032-3727
Site:www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Acesso a portadores de deficiência física.

Estacionamento: Evento Noturno: preço único de R$ 15,00.
Bicicletário com 20 vagas
Realização: Consulado da Holanda em São Paulo
Patrocínio: Central de Cultura - Mondriaan Foundation

No comments: