7.6.10

Prêmio Senai-SP Excellence Design


A primeira edição do prêmio SENAI-SP EXCELLENCE DESIGN abre inscrições dia 25, que devem ser feitas pelo site do prêmio (www.sp.senai.br/premiodesign). O Prêmio é aberto à participação de produtos industrializados, fabricados e produzidos por empresas legalmente constituídas no Estado de São Paulo e ou profissionais paulistas da área de design.

O Prêmio SENAI-SP EXCELLENCE DESIGN tem como objetivo a valorização setorial por meio da premiação de produtos de excelência em design, promovendo as empresas que investem e, que, portanto, acreditam no design como elemento estratégico de inovação, de competitividade, de sustentabilidade e capaz de melhorar a vida das pessoas.

O prêmio busca contemplar todas as cadeias produtivas do Estado de São Paulo, através das categorias:

AMBIENTES – O design como fator de melhora na ambientação da vida das pessoas. Essa categoria envolve produtos que estão relacionados a todos os ambientes com os quais o ser humano se relaciona no cotidiano, tanto o local de moradia, quanto de trabalho, ambientes comerciais, de lazer, de estudo e ambientes públicos Móveis, Iluminação, Eletrodomésticos, Objetos, Elementos de construção, Mobiliário urbano;

CORPO – O design como fator de melhora no cuidado com o corpo. Essa categoria envolve produtos que cumpram tanto funções estéticas, quanto de saúde e melhoria da qualidade de vida Acessórios do corpo, Cuidados pessoais, Cuidados com a saúde;

INTER-RELAÇÕES – O design como fator de melhora nas relações entre as pessoas, diminuindo distâncias e facilitando o entendimento mútuo e comunicação. Essa categoria envolve produtos ligados tanto à diminuição da distância física, quanto a promover a comunicação e integração Lazer, Transporte, Eletrônicos / Comunicação, Embalagem;

TRANSFORMAÇÃO – O design como ferramenta de auxílio na construção do mundo em quem vivemos. Objetos industriais ou domésticos usados com o objetivo de construir e transformar ambientes, processos e objetos Ferramentas, Máquinas.

O julgamento terá, além do júri técnico composto por profissionais de notoriedade e renomada experiência, representantes de entidades e instituições; o voto popular cujo objetivo é o de promover a “democratização” e a disseminação das principais idéias e inovações do design, tornando-as acessíveis à toda população.

Os critérios de avaliação para o julgamento dos produtos para todas as categorias serão:
• Características ao produto (grau de inovação, processo construtivo, fabricação, materiais, componentes, usos e funções).
• Relação com o usuário (estética, ergonomia, funcionalidade, usabilidade/ universalidade, segurança e bem estar).
• Relação com o meio ambiente (durabilidade/ ciclo de vida do produto, baixo impacto ambiental, processo racional e eficiente, otimização de matéria-prima, possibilidade de reuso do produto, considera a toxidade).
• Aspectos mercadológicos (lucratividade, valor da marca, abrangência de mercado, potencial de consumo).

Com periodicidade anual, a princípio, o Prêmio SENAI EXCELLENCE DESIGN terá um papel estratégico no sentido de promover e valorizar os produtos produzidos e pensados no Estado de São Paulo, fortalecendo a identidade brasileira nas áreas de design e inovação. Na medida em que a premiação se estende em âmbito nacional e internacional, esta identidade se fortalece ainda mais e possibilita alavancar novos negócios, sobretudo, no contexto da exportação, diminuindo as barreiras entre as nações e favorecendo as relações de comércio.

No comments: