Uma edição histórica, com número recorde de páginas. E ainda disponível para iPad. São muitas as inovações da 22º edição do anuário Mídia Dados Brasil, que foi lançado ontem à noite, na sede do Grupo de Mídia São Paulo. Em 776 páginas, é possível encontrar informações completas sobre o mercado de comunicação no Brasil e em outros dez países da América Latina. Entre as novidades deste ano, o anuário traz uma seção com pesquisas inéditas encomendadas sob medida pelos meios de comunicação e doadas ao anuário.
“Este é um lançamento muito importante para o Grupo de Mídia. São números, dados e análises feitas pelos principais líderes da mídia no Brasil, numa única publicação”, diz o presidente da entidade, Luiz Fernando Vieira. O anuário, publicado desde 1998, é desenvolvido por uma comissão especial do Grupo de Mídia e tem tiragem de 5 mil exemplares. É distribuído gratuitamente a associados do Grupo de Mídia, mercado publicitário em geral, escolas de comunicação e bibliotecas públicas. Também pode ser adquirido no site do Grupo de Mídia (www.gm.org.br) por R$ 100.
O anuário é dividido em capítulos: TV aberta, TV paga, revista, rádio, jornal, out of home, entretenimento e mídia digital. Também há capítulos para informações de mercado e demografia, ensino, pesquisa, custos de mídia, América Latina e internacional.
Para abrir cada tema, o Mídia Dados traz uma matéria, resultado de debates realizados na entidade com os principais profissionais de mídia, dos meios, das escolas e dos institutos de pesquisa. Para compor essas mesas redondas, foram convidados cerca de 90 profissionais. Em seguida, vêm os dados referentes a cada meio, como distribuição geográfica, audiência, circulação, qualificação do público, entre outros. “Esse é o trabalho de um ano. Logo que lançamos um anuário já começamos a montar o do ano seguinte.”
Vieira chama a atenção para uma das grandes novidades da edição de 2010: ela estará disponível para iPad. Hoje, durante o evento, já será feita uma demonstração. A partir do dia 29, o Mídia Dados estará disponível para download na Apple Store.
Outro diferencial deste ano é que o Mídia Dados traz uma seção de pesquisas do tipo “ad hoc”, ou seja, feitas sob medida. Nesse caso, são pesquisas encomendadas pelos meios de comunicação e agora publicadas no anuário. Essas pesquisas tratam de temas como jornal (cross media), mídia exterior (medição do fluxo de pessoas), TV paga (hábito de consumo dos que gostam de esporte), entre outros. “Sem dúvida, trata-se de uma das maiores publicações do gênero no mundo”, finaliza Luiz Fernando Vieira, presidente do Grupo de Mídia SP e sócio e vice-presidente de mídia da agência Africa.
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