13.8.10

Palestra sobre Marketing Cultural discute os benefícios da atuação empresarial em cultura

Na próxima segunda-feira, 16/08, às 19h30, a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado realiza a palestra “Marketing Cultural: Planejamento e Gestão da Atuação Empresarial em Cultura”, ministrada pelo especialista em patrocínio cultural, Lárcio Benedetti. O objetivo é abordar a importância do incentivo e apoio aos eventos culturais como exposições, espetáculos de dança, teatro, música, cinema e arte e como essas ações – quando adequadas aos objetivos, público-alvo e identidade da empresa – podem gerar benefícios tanto para a marca, quanto para a sociedade.

Na palestra, Benedetti vai apresentar as vantagens do Marketing Cultural às empresas, ao meio cultural e à sociedade, o planejamento e gestão do patrocínio cultural alinhado à estratégia empresarial, o papel do Estado e das empresas no financiamento à cultura, as diferenças entre marketing cultural e investimento social privado em cultura, panorama atual sobre a produção cultural brasileira, uso responsável de recursos e leis de incentivo à cultura e os campos de atuação profissional.

Lárcio Benedetti é especialista em patrocínio cultural, consultor e responsável nos últimos quatro anos pela atuação do Grupo Votorantim na área de cultura. Durante seis anos trabalhou na agência Significa, em planejamento e implantação de programas de patrocínio cultural para Petrobras, Natura, Nestlé, Sul América, Philips, entre outros. Trabalhou na área de Marketing da Colgate-Palmolive e foi consultor da Accenture. É integrante do Comitê Aberje de Gestão Cultural, professor de Marketing do curso de Produção Cultural da FAAP e coordenador do curso de Extensão em Marketing Cultural da Fundação, cujas aulas iniciam em 25 de agosto.

Para participar da palestra é necessário se inscrever no site www.faap.br/pos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449. A entrada é gratuita e o evento será realizado no Centro de Excelência da FAAP, localizado à Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília.

Aprimoramento profissional
O curso de Extensão em Marketing Cultural oferecido pela Pós-Graduação da FAAP visa analisar, sob ponto de vista das empresas, as principais áreas de investimento em cultura tanto para quem já patrocina como para as organizações que desejam investir no setor. As aulas são direcionadas a profissionais e gestores de patrocínios, consultores, fornecedores e estudantes de Administração, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, bem como interessados no tema.

Com carga horária de 72 horas – de 25 de agosto a 29 de novembro – o programa proporciona visão estratégica, abrangente e metodológica sobre a atuação empresarial em cultura de forma a evidenciar os benefícios que esse investimento agrega às marcas, ao meio cultural e à sociedade.

O curso será ministrado por renomados profissionais do segmento, como Aimar Labaki (Teatro), Helena Katz (Dança), Heloísa Dallari (Artes Visuais), Irineu Franco Perpétuo (Música Instrumental e Erudita), Ricardo Lísias (Literatura), Silvio Oksman (Patrimônio), Sergio Rizzo (Cinema), Ana Carla Fonseca Reis (Economia da Cultura), Ana Paula Sousa (Jornalismo Cultural), Gilberto Dimenstein (Cultura, Educação e Formação), Sharon Hess (Atitude de Marca), entre outros.

As aulas serão divididas em três módulos. O primeiro, “Cultura e Arte no Brasil”, faz introdução ao mundo das artes e traça o panorama geral da produção artística brasileira, contando com renomados especialistas para falar sobre teatro, dança, cinema, artes visuais, música, literatura e patrimônio.

O segundo módulo contempla temas sobre “Cultura e Desenvolvimento”, como economia da cultura, políticas públicas, leis de incentivo, jornalismo cultural, além da relação de cultura com educação e formação. “Atuação Empresarial em Cultura”, último módulo do programa, vai aprofundar conceitos e metodologias sobre planejamento e gestão do patrocínio cultural, incluindo a apresentação de casos práticos.

O curso acontece às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00 no Centro de Excelência da FAAP. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449 ou através do site da Pós-Graduação - www.faap.br/pos.

Palestra “Marketing Cultural: Planejamento e Gestão da Atuação Empresarial em Cultura”, com Lárcio Benedetti
Data: 16/08/2010 (segunda-feira)
Horário: às 19h30
Local: FAAP – Centro de Excelência
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília
Informações: (11) 3662-7449 ou www.faap.br/pos

No comments: