13.9.10

Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil


A partir desta quinta-feira, alguns países da Europa poderão conhecer a história da capital do Brasil, além do trabalho de alguns brasileiros dedicados à arte e à cultura. Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil será uma megaexposição de artes visuais, que tem como grande objetivo disseminar a cultura e a diversidade brasileira, contando a história de Brasília, como sua criação, arquitetura, cultura e paisagem.

Com estreia marcada para 17 de setembro, em Madri (Espanha), Brasília 50 anos estará também em Lisboa (Portugal), a partir de 14 de dezembro. Além disso, a maquete itinerante de Brasília, que integra a exposição, irá ainda para Milão (Itália).

Brasília 50 anos é uma realização da Artetude Cultural e tem a curadoria de Danielle Rocha Athayde, que cursou Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza no Instituto de Investigação José Ortega y Gasset, em Madri, e apresentou o projeto da exposição como tese de mestrado. Depois de ter o trabalho aprovado com honra, Danielle levou uma proposta ao Ministério da Habitação de Madri, que resolveu apoiar o projeto que se concretiza a partir de setembro deste ano. A exposição foi incluída, pela ministra da Habitação da Espanha, Beatriz Corredor, no calendário das comemorações do Bicentenário da Independência das Repúblicas Latinoamericanas.

A exposição começa com uma linha do tempo, que tem como marco inicial o ano de 1753, quando surgiu a ideia de levar a capital do Brasil para o interior do País e vai até a atualidade. Depois seguem seis blocos temáticos, que mostram toda a riqueza da cidade e sua história. O evento também apresenta um ciclo de cinema sobre a cidade.
Entre as atrações da exposição destacam-se:

Maquete itinerante de Brasília – obra de autoria do arquiteto e reconhecido maquetista Antonio José Pereira de Oliveira, que entre inúmeros trabalhos também assina a maquete do Plano Piloto de Brasília, exposta no Espaço Lúcio Costa, na capital federal, e a maquete do Projac, da Rede Globo, no Rio de Janeiro (RJ). A maquete representa fielmente toda a arquitetura e urbanismo de Brasília no início do ano de 2010. As principais diferenças entre a antiga maquete e a atual são os limites ampliados da área abrangida e o método de construção. O projeto prescinde dos métodos artesanais tradicionalmente usados na confecção de maquetes, utilizando pela primeira vez todos os recursos proporcionados pela informatização, por meio da elaboração das edificações em Autocad, como as imagens de satélite e a miniaturização automatizada.

Fotos aéreas – as fotos feitas por João Facó, em grande formato, darão aos visitantes da exposição a sensação de um voo por Brasília.

Fotos históricas - fotos do plano urbanístico original, primeiros planos e do arquivo público do Distrito Federal do acervo do Instituto Moreira Salles, fotografadas por Marcel Gautherot, um francês que se apaixonou pelo Brasil ao ler um livro de Jorge Amado. Também estarão expostas fotos do acervo da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico de Brasília e de autoria de Mário Fontenelle, amigo pessoal do presidente Juscelino Kubitschek.

Brasília Monumento Histórico - fotos de Fabio Colombini, arquiteto e fotógrafo de renome internacional, que há 23 anos realiza produções especializadas em natureza e registra a rica biodiversidade da fauna e flora brasileiras, conciliando arte e ciência. Serão 34 imagens inéditas, sendo 26 ampliações coloridas (105 X 70 cm) e 8 ampliações em preto e branco (50 X 33 cm). Tais imagens foram produzidas ao longo de 20 dias, em três épocas diferentes do ano, com linguagem gráfica, visões amplas, fragmentadas, ângulos inusitados e surpreendentes, explorando os efeitos da luz, destacando a simplicidade de linhas e formas. São 28 imagens enfocando aspectos arquitetônicos, paisagísticos, urbanísticos e artísticos, que destacam o caráter modernista e planejado de Brasília e sua integração com o ambiente. Também compõem a mostra, 6 imagens abordando a natureza da região de Brasília.

Espaço dos protagonistas – áreas individuais dedicadas à história e realizações dos cinco principais protagonistas da criação de Brasília: Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão e Burle Max.

Quatro visões do Planalto Central do Brasil - projeção de quatro vídeos sobre o Planalto Central e os temas: A natureza, O homem, A obra e A cidade. De autoria de Ronaldo Duque, cada vídeo tem a duração de 10 minutos.
Ao final da exposição, o visitante encontrará um lounge-livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília, todos disponíveis para leitura no local. Em todo espaço expositivo o público encontrará áreas multimídias com muita tecnologia e interação.

O público terá acesso gratuito em todos os locais por onde passará Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil, que estima ser vista por 300 mil pessoas.

Ficha técnica:
Coordenação geral e curadoria – Danielle Rocha Athayde
Gerência do projeto – Robson Bento Outeiro
Autor da maquete itinerante – Antonio José Pereira de Oliveira
Fotografias “Brasília Monumento Histórico”- Fabio Colombini
Fotografias aéreas – João Facó
Projeções “Quatro visões do Planalto Central do Brasil”- Ronaldo Duque
Projeto cenográfico – Fernando Sapuppo
Design gráfico – Bernardo Duque
Trilha sonora – Pablo Duque

Serviço:
Brasília 50 anos – Meio Século da capital do Brasil
Madri - Espanha
Data: 17 de setembro a 7 de novembro
Local: Arquería de Nuevos Ministérios

Lisboa – Portugal
Data: 14 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011
Local: Espaço Atmosferas na Etic (Escola Técnica de Imagem e Comunicação)

Exposição da maquete itinerante de Brasília
Milão – Itália

No comments: